Prefeita Mara Bertaiolli participa de plantio de mudas no Paço Municipal em comemoração ao Dia da Árvore
Gabinete
















A prefeita Mara Bertaiolli participou do plantio de mudas de espécies nativas no Paço Municipal, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste domingo (21/9). A ação envolveu também secretarias municipais e entidades parceiras, que fizeram plantios em seus respectivos prédios, contribuindo para o aumento da cobertura verde de Mogi das Cruzes.
“A nossa gestão trabalha para que Mogi das Cruzes cresça e se desenvolva de forma sustentável, equilibrando o crescimento econômico e a qualidade de vida das pessoas. A arborização é muito importante para todos e esse ato de plantar mudas simboliza o nosso compromisso em oferecer aos mogianos uma cidade cada vez melhor para se viver, com respeito à população e à natureza”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli, ao lado do vice Téo Cusatis e de secretários municipais.
Foram plantadas 19 mudas vindas do Viveiro Municipal, sendo três manacás anões, dois ipês amarelos, dois ipês roxos, dois ipês rosas, duas amoreiras, duas pitangueiras, duas jabuticabeiras, uma muda de araçá, uma muda de cereja do Rio Grande, uma muda de cambuci e uma muda de cabeludinha.
Na Cúria Diocesana, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini também fez o plantio de uma muda de ipê amarelo. Desde 2013, a Diocese mogiana conta com a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente, criada por iniciativa de Dom Pedro Stringhini, que é um importante apoiador da causa ambiental e parceiro da Administração Municipal em todos os eventos ligados à sustentabilidade.
No domingo (21/9), quando se comemora o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realiza o plantio de 200 mudas em uma área da avenida Waldemar Costa Filho, próximo ao Parque Airton Nogueira, em parceria com a empresa Sancet.
Programas
A atual gestão municipal criou os programas Brotos de Mogi, que prevê o plantio de mudas nativas pelas equipes da Prefeitura em áreas públicas, e Plante Água, que retomou a doação de mudas a cidadãos mogianos, agora de forma mais organizada.
Na prática, cada cidadão pode retirar até três mudas no Viveiro Municipal, mediante apresentação do CPF e cadastramento. Este trabalho de cadastro tem como objetivo acompanhar o plantio das mudas, para que, a médio e longo prazo, seja possível mapear a cobertura verde de Mogi das Cruzes e acompanhar o crescimento das mudas.
O Viveiro Municipal funciona no Parque Leon Feffer e possui cerca de 6 mil mudas de espécies nativas à disposição dos mogianos, como árvores frutíferas, por exemplo. Os técnicos do Viveiro dão orientações sobre o plantio no momento da doação e, além disso, uma cartilha disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece orientações sobre o plantio correto e os cuidados com cada tipo de muda.

EM Antonio Nacif Salemi comemora 49 anos com apresentações no Cemforpe

Mogi das Cruzes promove o Banco do Povo Itinerante a partir de 1º outubro

Cinema na Praça exibirá filmes no Parque da Cidade nesta sexta e sábado (26 e 27/9)

Operação Motel Seguro fiscaliza locais e interdita estabelecimento em Jundiapeba

Copa Mogi de Futebol Amador é lançada e terá a participação de 32 equipes de Mogi das Cruzes