Prefeito em exercício Téo Cusatis vistoria terreno onde será construída a UPA Porte III de Braz Cubas
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Nova unidade será a 8ª de pronto atendimento de Mogi das Cruzes e integra o fortalecimento da rede de urgência e emergência da cidade

O prefeito em exercício Téo Cusatis vistoriou nesta sexta-feira (07/11) o terreno que abrigará a UPA Porte III - Braz Cubas, a maior unidade de pronto atendimento da cidade. A nova unidade fará parte do complexo de saúde que inclui a futura Maternidade Municipal, que será inaugurada em 2026, a UnicaFisio, que retomará atividades no distrito após reforma do prédio, e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.
O imóvel, localizado na esquina das ruas Francisco Affonso de Mello e Guttermann, sediou por décadas a fábrica de Pianos Schwartzmann e, após a desapropriação e liberação judicial, foi liberado para uso da Prefeitura Municipal. Esta foi a primeira vistoria oficial no local e contou com a presença da secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, do secretário adjunto Luiz Bot, e dos secretários João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo) e Joaz Batista (Serviços Urbanos e Zeladoria).
A área de 8.595 metros quadrados permitirá a implantação de uma unidade ampla, moderna e de alta resolutividade, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, voltada ao atendimento de urgências e emergências de média complexidade.
“A UPA Porte III de Braz Cubas será um marco importante para a saúde pública de Mogi. Essa região cresce de forma acelerada e precisa de um equipamento capaz de oferecer atendimento rápido, humanizado e resolutivo, fortalecendo toda a rede de urgência e emergência da cidade”, destacou Téo Cusatis.
A secretária Rebeca destacou a importância da nova unidade para atendimento da demanda regional. “A construção desta UPA é uma conquista para Mogi e, especialmente, para a população de Braz Cubas. É um passo decisivo para garantir mais acesso, segurança e eficiência no cuidado em saúde”, completou.
O secretário adjunto acrescentou que a implantação da UPA Porte III é resultado de um planejamento técnico que busca equilibrar a rede e garantir respostas mais rápidas às urgências. “Essa unidade permitirá estabilizar e resolver a maioria dos casos no próprio local, otimizando recursos e melhorando o tempo de atendimento”, explicou.
A estimativa de custo da obra será definida a partir do projeto executivo, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. O empreendimento já conta com emenda parlamentar do deputado federal Marcio Alvino, no valor de R$ 5.940.000,00.
A nova unidade faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência em Mogi, garantindo maior capacidade de resposta aos atendimentos de média complexidade e reduzindo a sobrecarga sobre hospitais como o Municipal de Braz Cubas e a Santa Casa.
Com capacidade para cerca de 15 mil atendimentos por mês, a UPA Porte III contará com 5 leitos de emergência e 15 leitos de observação (adultos e infantis); consultórios médicos e odontológicos, salas de sutura, imobilização e procedimentos; sala vermelha equipada para suporte avançado à vida; serviço de Raio-X, laboratório clínico 24h e farmácia interna; e sala de isolamento respiratório, áreas de apoio técnico e acessos independentes para ambulâncias.
A unidade também oferecerá atendimento odontológico de urgência, além de assistência a crises hipertensivas, dor torácica, traumas leves e emergências respiratórias ou neurológicas iniciais. Estima-se que o serviço alcance níveis de resolutividade entre 85% e 90%, reduzindo significativamente as transferências hospitalares desnecessárias.
Os indicadores assistenciais reforçam a necessidade da nova UPA em Braz Cubas, já que a rede municipal registra mais de 50 mil atendimentos de urgência por mês, sendo que 35% dos casos atendidos são potencialmente sensíveis à Atenção Primária e as internações por doenças cardiovasculares e respiratórias estão 13% acima da média estadual.
Somado a estes dados, a região de Braz Cubas teve crescimento populacional de 9% nos últimos cinco anos, sem ampliação proporcional dos serviços de urgência. O município apresenta taxa de mortalidade bruta de 6,3 óbitos por mil habitantes, acima da média estadual.
As taxas de ocupação superiores a 8%, tanto no Hospital Municipal de Braz Cubas quanto na Santa Casa de Mogi das Cruzes, também evidenciam a necessidade de ampliar a retaguarda de atendimento emergencial.
Desta forma, a nova UPA Porte III – Braz Cubas representará um salto de qualidade na assistência à população, oferecendo atendimento rápido, humanizado e articulado com a rede de saúde.
Histórico da área
O imóvel pertenceu à empresa Pianos Schwartzmann, que iniciou atividades na cidade no final da década de 1950, e foi adjudicado pela Prefeitura em 2008, devido a dívidas de IPTU. Em 2015, durante a gestão do então prefeito Marco Bertaiolli, o município obteve a primeira emissão de posse, mas não pôde ocupar o espaço devido a uma ocupação irregular.
Após um longo processo judicial, a reintegração de posse foi concluída em outubro de 2025, com o apoio de diversas estruturas municipais para o atendimento social da família que residia no local. O prazo final para a desocupação ocorreu em 30 de outubro, sendo cumprido integralmente pelos ex-ocupantes.
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas
Mais de 650 alunos debatem meio ambiente na Plenarinha dos Conselhos Mirins