Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral

Secretaria de Educação

Evento reuniu cerca de 2.300 alunos e destacou projetos de arte, diversidade e consciência ambiental desenvolvidos nas escolas municipais

07 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes encerrou na última quarta-feira (05/11), no auditório do Cemforpe, a IV Mostra das Escolas de Tempo Integral (ETIs). O evento, promovido pelo Departamento Pedagógico (Deped), envolveu cerca de 2.300 alunos durante três dias e apresentou os projetos artísticos e culturais desenvolvidos ao longo do ano nas escolas municipais de tempo integral.

A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, destacou a importância da Mostra como um espaço de valorização dos estudantes e do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. "O evento é o reflexo de um trabalho que une educação, arte e cidadania. As apresentações representam o compromisso da nossa rede em formar alunos criativos, conscientes e participativos", afirmou.

O encerramento começou com a exibição da peça "O Oráculo do Tempo", apresentada pela Cia D'Artes. A peça integra o projeto Ecoviver, uma iniciativa parceira da Pasta, que esteve presente neste ano nas ETIs que contam com oficinas de Educação Ambiental. O espetáculo convidou o público a refletir sobre o futuro, a empatia e a importância de viver o presente de forma consciente e coletiva, explorando temas como amizade, segurança emocional e resiliência.

Em seguida, alunos das escolas municipais também subiram ao palco com produções próprias. A EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, de Taiaçupeba, apresentou a peça "A Festa dos Cinco Pês" - pessoa, planeta, prosperidade, paz e parceria -, que abordou a importância do respeito às diferenças e da preservação ambiental. 

A aluna Lidiane Isis Silveira de Souza, de 10 anos, explicou a ideia da peça. "Falamos sobre não maltratar as pessoas e cuidar do meio ambiente. É sobre respeitar quem a gente é e cuidar do planeta também", contou. A vice-diretora da escola, Adriana Cristina Machado Mello, aprovou a atuação das crianças. "Eles foram ótimos! Os alunos se dedicaram muito, ensaiaram bastante e se superaram nessa apresentação", disse.

Também se apresentaram os alunos do CEMPRE Benedito Ferreira Lopes, da Vila Lavínia, com uma peça teatral que simulou um julgamento contra o racismo, trazendo à cena reflexões sobre igualdade racial, empatia e justiça social. As exibições encerraram a programação da Mostra, que ao longo dos três dias reuniu apresentações de dança, teatro e exposições de artes visuais, incluindo a Mostra de Fotografias das ETIs, com o tema "Abstracionismo".

Para a técnica pedagógica responsável pelo programa Escola de Tempo Integral, Mônica Senziali, o evento é um momento de celebração do processo formativo vivenciado nas unidades. "Encerramos mais uma Mostra com a certeza de que as ETIs são espaços de aprendizado integral, onde os alunos vivenciam valores, desenvolvem habilidades e constroem conhecimento de forma significativa", completou.