Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Secretaria de Educação
Evento reuniu cerca de 2.300 alunos e destacou projetos de arte, diversidade e consciência ambiental desenvolvidos nas escolas municipais




A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes encerrou na última quarta-feira (05/11), no auditório do Cemforpe, a IV Mostra das Escolas de Tempo Integral (ETIs). O evento, promovido pelo Departamento Pedagógico (Deped), envolveu cerca de 2.300 alunos durante três dias e apresentou os projetos artísticos e culturais desenvolvidos ao longo do ano nas escolas municipais de tempo integral.
A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, destacou a importância da Mostra como um espaço de valorização dos estudantes e do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. "O evento é o reflexo de um trabalho que une educação, arte e cidadania. As apresentações representam o compromisso da nossa rede em formar alunos criativos, conscientes e participativos", afirmou.
O encerramento começou com a exibição da peça "O Oráculo do Tempo", apresentada pela Cia D'Artes. A peça integra o projeto Ecoviver, uma iniciativa parceira da Pasta, que esteve presente neste ano nas ETIs que contam com oficinas de Educação Ambiental. O espetáculo convidou o público a refletir sobre o futuro, a empatia e a importância de viver o presente de forma consciente e coletiva, explorando temas como amizade, segurança emocional e resiliência.
Em seguida, alunos das escolas municipais também subiram ao palco com produções próprias. A EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, de Taiaçupeba, apresentou a peça "A Festa dos Cinco Pês" - pessoa, planeta, prosperidade, paz e parceria -, que abordou a importância do respeito às diferenças e da preservação ambiental.
A aluna Lidiane Isis Silveira de Souza, de 10 anos, explicou a ideia da peça. "Falamos sobre não maltratar as pessoas e cuidar do meio ambiente. É sobre respeitar quem a gente é e cuidar do planeta também", contou. A vice-diretora da escola, Adriana Cristina Machado Mello, aprovou a atuação das crianças. "Eles foram ótimos! Os alunos se dedicaram muito, ensaiaram bastante e se superaram nessa apresentação", disse.
Também se apresentaram os alunos do CEMPRE Benedito Ferreira Lopes, da Vila Lavínia, com uma peça teatral que simulou um julgamento contra o racismo, trazendo à cena reflexões sobre igualdade racial, empatia e justiça social. As exibições encerraram a programação da Mostra, que ao longo dos três dias reuniu apresentações de dança, teatro e exposições de artes visuais, incluindo a Mostra de Fotografias das ETIs, com o tema "Abstracionismo".
Para a técnica pedagógica responsável pelo programa Escola de Tempo Integral, Mônica Senziali, o evento é um momento de celebração do processo formativo vivenciado nas unidades. "Encerramos mais uma Mostra com a certeza de que as ETIs são espaços de aprendizado integral, onde os alunos vivenciam valores, desenvolvem habilidades e constroem conhecimento de forma significativa", completou.
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas
Mais de 650 alunos debatem meio ambiente na Plenarinha dos Conselhos Mirins
Prefeitura de Mogi se reúne com o ITESP para aplicar estudos de regularização fundiária