Prefeito Marcus Melo lança Selo Cozinha Nota 10 para as cozinhas da rede municipal de ensino
Secretaria de Educação










O prefeito Marcus Melo lançou, na manhã desta terça-feira (25/07) no Cemforpe, o Selo Cozinha Nota 10. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Educação por meio do Departamento de Alimentação Escolar, visa a reconhecer e valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação segura, saudável e saborosa e também o empenho de toda a comunidade escolar na promoção e mobilização para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
A premiação foi anunciada durante o segundo dia do Programa de Formação em Alimentação Escolar, oferecido a 530 profissionais que atuam nas cozinhas de 206 unidades escolares, entre escolas municipais e creches subvencionadas. “A merenda de Mogi é um exemplo e temos a missão de sempre melhorar. Com o Selo Cozinha Nota 10, nosso objetivo é continuar avançando na qualidade da alimentação de nossas crianças e conhecer com vocês o que pode ser melhorado. Todas as escolas serão avaliadas e nosso objetivo é premiar todas com o Selo”, disse o prefeito.
As cozinhas serão analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do DAE nas categorias: Educação Infantil Integral (Creche), Educação Infantil Parcial, Ensino Fundamental Integral e Ensino Fundamental Parcial. Serão avaliados o cumprimento do cardápio, a comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar. A avaliação pela Comissão Julgadora nas unidades escolares será de 01/08 a 29/09 e a cerimônia de premiação será em outubro.
A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da alimentação nas escolas. “A alimentação tem importância fundamental nas escolas. A criança que se alimenta bem tem plenas condições de se desenvolver. Ela aprende mais rápido e assimila melhor uma série de conhecimentos. Os merendeiros exercem uma função importante e também são educadores”, disse. O vice-prefeito Juliano Abe também destacou o papel das merendeiras na formação da criança. “As merendeiras fazem o uso do alimento na plenitude da educação que queremos para nossas crianças”. Os vereadores Edson Santos e Diego de Amorim Martins também participaram do evento.
O Programa de Formação em Alimentação Escolar foi realizado nos dias 24 e 25 de julho com atividades no Auditório do Cemforpe e na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes. A abertura contou com a participação da Banda Sinfônica Escolar do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi, em Nova Jundiapeba e a exibição de um vídeo sobre o trabalho dos alunos da EM Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, que foram premiados pela Nasa, apresentarão o seu trabalho.
A formação contou com palestras sobre motivação, segurança alimentar e dietas especiais, além de uma participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e atividades com monitores do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos. A capacitação faz parte da programação de cursos oferecidos durante o recesso escolar de julho para servidores que atuam na rede municipal de ensino. No evento também foram homenageadas as auxiliares de desenvolvimento da educação com mais tempo de experiência e as que se aposentaram recentemente.
A merenda escolar de Mogi das Cruzes é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 179 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os 45.726 alunos da rede municipal. A Agricultura Familiar é um diferencial da merenda de Mogi. São distribuídos de 6 a 9 mil kg/semana de verduras e legumes produzidos na cidade. (Kelli Correa Brito)

Festa de Santa Rita acontece até o próximo dia 22 de maio com apoio da Prefeitura de Mogi

Mogi das Cruzes abre inscrições para as Oficinas Culturais do CAED nesta quinta, 15

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove diálogo com feirantes

Mogi das Cruzes promove evento para conscientizar sobre fibromialgia neste domingo

Maio Amarelo leva conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para motociclistas