Prefeitura avança nas discussões para ampliação de vagas de hemodiálise em Mogi

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

31 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes avança nas tratativas com o Governo do Estado para a ampliação de vagas de hemodiálise, com o objetivo de que os pacientes renais crônicos na cidade consigam fazer o tratamento no município, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões. Nesta quarta-feira (30/07), a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o adjunto da pasta, Luiz Bot, e a diretora técnica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Silvana Kesrouani, discutiram os próximos passos da parceria com o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde da Região I (DRS-I), Edson Umeta, no prédio da administração municipal. 

O encontro aconteceu após reunião com a diretoria clínica das unidades de saúde da cidade, equipes da rede municipal, hospitais, UPAs, SAMU e demais gestores da área. 

Outras pautas da área da Saúde na cidade, como a reativação do pacto hospitalar, a partir da inauguração da Maternidade Municipal, prevista para o segundo semestre deste ano, também foram discutidas com o diretor técnico do DRS-I, para garantir melhorias em toda a rede de atendimento em Mogi.

Edson Umeta reafirmou o compromisso com o município, assumido no último dia 3 de julho, quando o vice-prefeito e a equipe da Secretaria de Saúde estiveram na DRS-I para apresentação das demandas. “Reforçamos o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo uma assistência mais eficiente, integrada e de qualidade para toda a população de Mogi. Nosso objetivo é alinhar estratégias e pactuações que garantam uma organização mais eficiente da rede hospitalar da cidade, especialmente com a inauguração da Maternidade Municipal, que ampliará significativamente o atendimento materno-infantil”, explica Téo Cusatis.

Dentro do pacto, para revisão do atendimento em especialidades dos hospitais da cidade, a proposta é a ampliação de atendimentos nas áreas com maior demanda, como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia, além da implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 infantis.

O pacto inclui, ainda, a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, que visa ampliar e agilizar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), para reduzir filas e tempos de espera, além de promover um atendimento mais integrado e eficiente.

Diretoria técnica
Com objetivo de fortalecer parcerias e ações estratégicas para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, a prefeita, o vice e os secretários da Saúde e Bem-Estar também se reuniram nesta quarta-feira (30/07), com diretores clínicos da rede de atendimento em Mogi.

A prefeita destacou que as ações marcadas pelo diálogo demonstram o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde cada vez mais eficiente, humanizada e acessível para toda a população de Mogi das Cruzes. “Nossa prioridade é garantir que cada cidadão tenha acesso a uma saúde de qualidade, com ações concretas que transformem a vida das pessoas”, afirma.

A retomada de parcerias, um dos compromissos deste o início desta gestão para atender a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias registrada na cidade nos últimos anos, foi destacada pelo vice-prefeito. “Estamos empenhados em ampliar e fortalecer nossa rede de atenção à saúde, buscando sempre inovação e eficiência”, aponta.

A secretária Rebeca reforçou a importância do diálogo e envolvimento de todos para a melhoria contínua dos serviços prestados. “Nosso compromisso é oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e eficiente, com ações que atendam às necessidades reais da nossa população”, completa.

No evento, foram apresentadas as equipes envolvidas, alinhadas ações integradas, discutidas demandas atuais e estratégias para fortalecer a rede de atenção à saúde, além de compartilhar boas práticas e experiências bem-sucedidas. Além disso, o vice-prefeito detalhou os avanços conquistados nos últimos sete meses de gestão, incluindo a economia de R$ 5,4 milhões com reequilíbrio de contratos com Organizações Sociais de Saúde (OSS), além de parcerias e mutirões para atender à demanda reprimida, e o compromisso com a transparência e a qualidade no atendimento, que faz parte da parceria pioneira firmada com o Instituto Ética Saúde.

Entre as próximas ações, destacam-se os preparativos para abertura da Maternidade Municipal e do Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas; a implantação da Cidade da Saúde, no antigo prédio do Liceu Braz Cubas, no centro da cidade, que reunirá serviços como Pró-Visão, Pró-Exames e Pró-Odonto; nova UBS Jardim São Pedro, na área da antiga escola do Sesi; construção de novo Pronto-Socorro ao lado do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, anunciado pelo governo do Estado; novas vagas de hemodiálise na cidade; além da reativação do Pacto Hospitalar, que visa ampliar e melhorar o atendimento em especialidades como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia.