Prefeitura avança nas discussões para ampliação de vagas de hemodiálise em Mogi
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A Prefeitura de Mogi das Cruzes avança nas tratativas com o Governo do Estado para a ampliação de vagas de hemodiálise, com o objetivo de que os pacientes renais crônicos na cidade consigam fazer o tratamento no município, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões. Nesta quarta-feira (30/07), a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o adjunto da pasta, Luiz Bot, e a diretora técnica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Silvana Kesrouani, discutiram os próximos passos da parceria com o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde da Região I (DRS-I), Edson Umeta, no prédio da administração municipal.
O encontro aconteceu após reunião com a diretoria clínica das unidades de saúde da cidade, equipes da rede municipal, hospitais, UPAs, SAMU e demais gestores da área.
Outras pautas da área da Saúde na cidade, como a reativação do pacto hospitalar, a partir da inauguração da Maternidade Municipal, prevista para o segundo semestre deste ano, também foram discutidas com o diretor técnico do DRS-I, para garantir melhorias em toda a rede de atendimento em Mogi.
Edson Umeta reafirmou o compromisso com o município, assumido no último dia 3 de julho, quando o vice-prefeito e a equipe da Secretaria de Saúde estiveram na DRS-I para apresentação das demandas. “Reforçamos o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo uma assistência mais eficiente, integrada e de qualidade para toda a população de Mogi. Nosso objetivo é alinhar estratégias e pactuações que garantam uma organização mais eficiente da rede hospitalar da cidade, especialmente com a inauguração da Maternidade Municipal, que ampliará significativamente o atendimento materno-infantil”, explica Téo Cusatis.
Dentro do pacto, para revisão do atendimento em especialidades dos hospitais da cidade, a proposta é a ampliação de atendimentos nas áreas com maior demanda, como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia, além da implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 infantis.
O pacto inclui, ainda, a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, que visa ampliar e agilizar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), para reduzir filas e tempos de espera, além de promover um atendimento mais integrado e eficiente.
Diretoria técnica
Com objetivo de fortalecer parcerias e ações estratégicas para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, a prefeita, o vice e os secretários da Saúde e Bem-Estar também se reuniram nesta quarta-feira (30/07), com diretores clínicos da rede de atendimento em Mogi.
A prefeita destacou que as ações marcadas pelo diálogo demonstram o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde cada vez mais eficiente, humanizada e acessível para toda a população de Mogi das Cruzes. “Nossa prioridade é garantir que cada cidadão tenha acesso a uma saúde de qualidade, com ações concretas que transformem a vida das pessoas”, afirma.
A retomada de parcerias, um dos compromissos deste o início desta gestão para atender a demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias registrada na cidade nos últimos anos, foi destacada pelo vice-prefeito. “Estamos empenhados em ampliar e fortalecer nossa rede de atenção à saúde, buscando sempre inovação e eficiência”, aponta.
A secretária Rebeca reforçou a importância do diálogo e envolvimento de todos para a melhoria contínua dos serviços prestados. “Nosso compromisso é oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e eficiente, com ações que atendam às necessidades reais da nossa população”, completa.
No evento, foram apresentadas as equipes envolvidas, alinhadas ações integradas, discutidas demandas atuais e estratégias para fortalecer a rede de atenção à saúde, além de compartilhar boas práticas e experiências bem-sucedidas. Além disso, o vice-prefeito detalhou os avanços conquistados nos últimos sete meses de gestão, incluindo a economia de R$ 5,4 milhões com reequilíbrio de contratos com Organizações Sociais de Saúde (OSS), além de parcerias e mutirões para atender à demanda reprimida, e o compromisso com a transparência e a qualidade no atendimento, que faz parte da parceria pioneira firmada com o Instituto Ética Saúde.
Entre as próximas ações, destacam-se os preparativos para abertura da Maternidade Municipal e do Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas; a implantação da Cidade da Saúde, no antigo prédio do Liceu Braz Cubas, no centro da cidade, que reunirá serviços como Pró-Visão, Pró-Exames e Pró-Odonto; nova UBS Jardim São Pedro, na área da antiga escola do Sesi; construção de novo Pronto-Socorro ao lado do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, anunciado pelo governo do Estado; novas vagas de hemodiálise na cidade; além da reativação do Pacto Hospitalar, que visa ampliar e melhorar o atendimento em especialidades como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado