Prefeitura de Mogi apresenta nova lei que implanta as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Documento estabelece práticas relativas a sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde








Mogi das Cruzes é o primeiro município do Alto Tietê a criar uma lei específica para as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). O lançamento oficial da nova legislação aconteceu nesta segunda-feira (17/4), no auditório da Prefeitura Municipal, e reuniu autoridades, profissionais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial.
O prefeito Caio Cunha participou da abertura e falou sobre a importância do evento. “Nosso principal objetivo é cuidar das pessoas e essa legislação certamente contribui para abrir novos leques, ampliando e qualificando esse cuidado”, afirmou. A lei municipal 8082/2024 institui o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de Mogi das Cruzes, tendo por finalidade a promoção de ações visando a saúde e o bem-estar da população. O documento também estabelece práticas relativas a sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde por meio de tecnologias voltadas para o cuidado continuado, humanizado e integral de forma multidisciplinar.
“Hoje é dia de agradecer, em especial ao prefeito que nos apoiou neste importante projeto. Desde 2016 já conversávamos com os profissionais sobre a PICS e tínhamos algumas ações descentralizadas, mas em 2017 ganhamos um prêmio durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e isso nos vez entender que esse é o caminho”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. "Nossa legislação foi elaborada pela equipe técnica em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) e da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS)", completou o secretário de Saúde, William Harada.
O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde consiste em tecnologias que abordam, de forma integral e dinâmica, o processo saúde-doença, desenvolvendo ações no campo de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde; também harmoniza a relação do indivíduo com a natureza, na busca do equilíbrio; favorece a expressão das potencialidades humanas; fortalece a relação médico-paciente, como um dos elementos fundamentais na terapêutica, promovendo a humanização na atenção; fortalece o exercício da cidadania e a participação social; exercita a responsabilidade do indivíduo sobre o seu processo de cura.
Durante o evento desta segunda-feira, o público presente pode conhecer algumas das Práticas Integrativas aplicadas na Rede Psicossocial e também por meio de parcerias, como Auriculoterapia, Aromaterapia, Reiki e Dança Circular.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado