Prefeitura de Mogi das Cruzes capacita brigadistas para combate e prevenção da dengue
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Cidadão deve reservar 10 minutos por semana para vistoriar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor




Todo cidadão deve reservar 10 minutos por semana para vistoriar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A orientação foi repassada aos brigadistas dos próprios municipais, no encontro desta quarta-feira (21/2), no auditório do Cemforpe, mas é válida para qualquer pessoa, seja nos imóveis residenciais ou comerciais.
O encontro faz parte das ações intensificadas para combater a proliferação do mosquito na cidade. No final de janeiro, também foi criado o Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para o desenvolvimento de trabalhos em conjunto.
A vice-prefeita Priscila Yamagami participou da abertura do evento e ressaltou a importância do comprometimento coletivo no combate à dengue. “Ontem mesmo falei sobre corresponsabilidade, ou seja, todos nós somos responsáveis pelas mudanças, melhorias ou transformações que buscamos. Esse é momento de trabalharmos juntos”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami, apresentou dados técnicos e ministrou a capacitação dos brigadistas visando as atividades práticas em cada equipamento municipal. A proposta é que essas ações sejam multiplicadas para residências e comércios de toda a cidade.
“As últimas avalições de densidade larvária mostram um aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade. Mostram, ainda, que 68% dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitados com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis”, explicou.
Ela lembrou que Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo por meio de visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados. Estamos entre os poucos municípios que mantém um serviço exclusivo para prevenção de arboviroses, onde atuam 33 agentes de controles de vetores.
Neste ano, até o dia 16 de fevereiro, foram confirmados 138 casos positivos de dengue. O bairro com maior incidência continua sendo a Vila Nova União, ao lado da Vila Oliveira, Jundiapeba, Vila São Sebastião, Vila São Francisco e Centro.
VACINAÇÃO – Mogi das Cruzes iniciou a vacinação contra a dengue na terça-feira (20/2) para crianças e adolescentes de 10 e 11 anos e, até às 16 horas desta quarta-feira (21), já aplicou 488 doses. O imunizante está disponível em cinco unidades: Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas.

Rodada da Copa Mogi de Futebol Amador define primeiros classificados para as oitavas de final

Prefeitura alerta para riscos da realização de eventos esportivos sem autorização

Guarda Municipal localiza e apreende carro clonado na Vila Paulista

Secretaria de Habitação finaliza cadastro de porta em porta de moradores da Vila Nova União

Desassoreamento do Córrego Ribeirão Ipiranga gera mais de 150 viagens de caminhão com sedimentos