Prefeitura de Mogi das Cruzes promove 2ª Feira de Troca e Formação em Economia Solidária em Jundiapeba

Secretaria de Assistência Social

Evento teve como objetivo proporcionar vivência sobre os princípios da economia solidária

10 de junho de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa Conduz, realizou a 2ª Feira de Troca e Formação em Economia Solidária, no espaço da Incubadora Social de Jundiapeba. O evento teve como objetivo proporcionar vivência sobre os princípios da economia solidária.

Participaram da Feira de Trocas, os  empreendimentos econômicos solidários acompanhados pelo Programa  Conduz, membros da comunidade  local, público  atendido pelos Serviços de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes e de Pessoas Idosas executados por meio de parceria entre Prefeitura  e OSC Lar Batista e SEFRAS,  alunos do curso Sistemas Construtivos e Restauros por meio da parceria com a Secretaria de Cultura, CRAS Vila Brasileira, equipes da SEMAS, além de parceiros como o

SEBRAE.  

Ao longo do evento, foram realizadas formações e rodas de conversas possibilitando a vivência dos princípios da economia solidária, além do levantamento de propostas sobre a economia solidária para o município.  Ao final, foi realizada a troca dos produtos autorais por meio de uma moeda social, com validade apenas durante o evento.

Os eventos do Conduz são realizados para promover os princípios da economia solidária, além de garantir a interação e troca de experiências entre grupos de empreendimentos econômicos solidários, proporcionando espaço para exposição e venda de produtos e para novas parcerias. O programa prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade social e que residem nas proximidades de cada evento.

O que é? Economia Solidária é uma forma diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver, valorizar o ser humano, a natureza e o trabalho, saber a origem dos produtos consumidos e incluir pessoas que estão fora do mercado de trabalho. É gerar renda, trabalho e uma vida mais justa, com empreendimentos econômicos solidários formados por grupos que trabalham de forma cooperada, solidária e autogestionária.