Prefeitura de Mogi das Cruzes promove "Ação SP por Todas" na região central
Secretaria da Mulher






A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou da "Ação SP por Todas", nesta manhã de terça-feira (26/08), no Largo do Rosário. A ação fez parte de um amplo trabalho realizado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo para marcar a Campanha Agosto Lilás em mais de 140 municípios.
O objetivo principal da "Ação SP por Todas" é reforçar, junto à população, o compromisso de combater todas as formas de violência contra a mulher, bem como os recursos e políticas públicas oferecidos não apenas para proteção e acolhimento, mas também para a reconstrução de suas vidas.
Quem passou pelo Largo do Rosário, pelo cruzamento da rua José Bonifácio com a Dr. Deodato Wertheimer e outros espaços públicos da região central pode conhecer as etapas do atendimento disponibilizado às mulheres vítimas de violência. Desde a denúncia, atendimento especializado e o recomeço, com iniciativas de capacitação e geração de renda, que possam favorecer a independência e romper o ciclo da dependência do agressor.
“O Agosto Lilás é o mês escolhido para uma grande mobilização da sociedade em torno da causa. É também uma oportunidade para mostrarmos que nenhuma mulher está sozinha e que existem caminhos para denunciar, oferecer acolhimento e novas oportunidades”, explica a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.
A conscientização pelo fim da violência contra a mulher é o foco da campanha e um dos pilares do movimento SP por Todas, promovido para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres. Em Mogi das Cruzes, várias ações estão em andamento desde o início do mês “Agosto Lilás”, campanha foi criada para divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), os serviços especializados de atendimento às vítimas e as formas de denunciar.
Integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, levaram informações sobre violência doméstica para unidades de saúde, escolas e organizações sociais parceiras com detalhes sobre os tipos de violência: Física, Psicológica, Moral, Sexual e Patrimonial – e as formas de reconhecê-las.
AGOSTO LILAS
Nesta quarta-feira (27/8), às 11 horas, será realizado o lançamento do aplicativo "SOS Mulher Mogiana" no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que fica na Rua Francisco Franco, 133 – Centro. O app funciona como uma ferramenta de emergência para mulheres que possuem medidas protetivas, permitindo que elas acionem rapidamente as autoridades em caso de risco.
Na quinta (28), a partir das 9 horas, no Cemforpe, será promovido o evento “Dando Voz às Mulheres”, parceria entre as Secretarias Municipal da Mulher e de Segurança, com palestras para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Os detalhes da Lei Maria da Penha serão apresentados pela comandante da Patrulha Maria da Penha, Tamires Pedroso, e pelo GCM Ricardo Sanches. A dra. Margarete Barreto, Delegada Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, encerra o evento com palestra sobre atuação no município.

Nadador mogiano conquista dois ouros e dois bronzes no Campeonato Mundial Virtus , na Tailândia

Semae faz reparo emergencial para conter vazamento de água no Alto Ipiranga, nesta terça (26)

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove "Ação SP por Todas" na região central

Estrada do Pavan será interditada nesta quarta-feira para serviços de tapa-buraco

Partida do Mogi Basquete contra o Corinthians arrecada leite em pó para o Fundo Social