Prefeitura divulga classificados para a segunda fase da seleção do Programa de Incubação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

04 de março de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou nesta sexta-feira (04/03) a lista dos projetos aprovados para a segunda fase de seleção do Programa de Incubação do Polo Digital. Ao todo, 16 iniciativas voltadas aos conceitos de  GovTechs e Cidades Inteligentes inscritas foram aprovadas na análise de requisitos para a submissão das propostas e disputam as 10 vagas para o programa deste ano.

Assim como no ano passado, o Programa de Incubação do Polo Digital será destinado a projetos voltados aos desafios da gestão de políticas públicas. A iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes é pioneira no Brasil no desenvolvimento, com apoio do município, de startups voltadas a superar os desafios do serviço público.

“Tivemos uma resposta bastante positiva ao Programa de Incubação do Polo Digital, com a inscrição de projetos de qualidade. O apoio ao desenvolvimento de GovTechs é importante porque a Prefeitura pode auxiliar no processo e funcionar como plataforma de inovação, ao mesmo tempo que a população é beneficiada com novos serviços. Este pioneirismo de Mogi das Cruzes no setor vai ao encontro da mentalidade da administração, de buscar soluções inovadores que beneficiem o cidadão e a cidade”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Foram classificadas as startups TripTech, Modal Educa, Ateliê de Imagens, CarPad, marcelohsantos.com, Leão Soluções, EngPlay, BSA-Banco Socioambiental, ConectaPulse (ConecTag), FVA Digital, Atlas Florestal, Coletivo Okará Ambiental, Sidewalk, Casa dos Babaçus, Maventura e MR Technologies.

Na segunda etapa de seleção, os responsáveis pelas startups farão uma apresentação para a Comissão Avaliadora, formada por integrantes do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT). Entre as entidades que estarão representadas estão o Escritório Regional do Sebrae Alto Tietê, o Alto Tietê Valley, o Polo Digital e a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Cada apresentação terá cinco minutos, em que os responsáveis deverão vender a ideia inscrita e sua viabilidade. Após, os avaliadores terão dez minutos para fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Neste período, a banca fará uma breve entrevista com o responsável, para avaliar a experiência, o conhecimento sobre o projeto, domínio tecnológico, perfil empreendedor e a motivação para o negócio.

A edição deste ano do Programa de Incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes recebeu 19 inscrições entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março. Todas as startups tiveram os requisitos básicos analisados para a submissão das propostas, como a viabilidade econômica e tecnológica do negócio, a originalidade da proposta e a solução apresentada. Desta análise, 16 projetos foram selecionados para a segunda fase.

Durante o programa, as startups têm benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital gratuitamente, o que representa uma estimativa de apoio financeiro indireto da administração municipal de cerca de R$ 300 mil para todas as empresas incubadas. Além disso, participarão de diversas ações de mentoria e treinamentos, organizadas pela Prefeitura e por outros parceiros, como por exemplo, o escritório regional do Sebrae-SP.

Para esclarecer dúvidas ou para mais informações sobre o ciclo de incubação de 2022, os interessados podem entrar em contato com o e-mail polodigital@mogidascruzes.sp.gov.br ou comparecer ao Polo Digital de Mogi das Cruzes, localizado na avenida João XXIII, 1.160, no distrito de Cezar de Souza.