Prefeitura entrega novo Caps Infantil e Centro de Saúde Mental nesta segunda-feira
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O prefeito Marcus Melo realiza nesta segunda-feira (10/02), às 8 horas, a inauguração do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a entrega das novas instalações do Centro Municipal de Saúde Mental, na rua Doutor Antônio Cândido Vieira, 556, no Centro. O atendimento aos pacientes será iniciado logo em seguida.
A principal novidade do equipamento é o CAPSi, um serviço destinado ao atendimento de crianças e adolescentes comprometidos psiquicamente, como portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estejam impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais e afetivos.
O atendimento será multiprofissional e contará com psiquiatra infantil; enfermeiro; psicólogo; assistente social; terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo; além de profissionais de nível técnico nas áreas de enfermagem, educacional e administrativo. Terá capacidade de atendimento para até 50 crianças e/ou adolescentes por dia, sendo 25 no período da manhã e 25 no período da tarde.
“O atendimento será em livre demanda, ou seja, as crianças e jovens serão acolhidos pela equipe para avaliação inicial e demais encaminhamentos necessários”, explica a diretora do Departamento de Rede Básica, Rebeca Barufi.
Já o Centro de Saúde Mental substitui o antigo Ambulatório Municipal de Saúde Mental com a oferta de consultas e atendimentos para adultos em Psiquiatria. O trabalho é realizado por médicos (psiquiatras e clínicos gerais matriciados), psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos. A unidade conta, ainda, com uma farmácia especializada para entrega e aplicação de medicamentos.
Os serviços fazem parte da Rede Municipal de Saúde Mental, que é composta por outros quatro equipamentos: Caps II – Centro de Atenção Psicossocial, no Jardim Maricá, serviço que tenta evitar a internação psiquiátrica oferecendo suporte terapêutico aos portadores de transtornos mentais; o Cecco, no Jardim Santista, que recebe pacientes estáveis para integração e convivência com a comunidade; o Caps AD, na Vila São Francisco, destinado para tratamento de dependentes químicos; e a Residência Terapêutica, que abriga pacientes que viviam em hospitais psiquiátricos fora da cidade.
A atuação é complementado pelo atendimento psicológico realizado em sete unidades de saúde: Jardim Camila, Jardim Ivete, Santa Tereza, Jundiapeba, Jardim Universo, Ponte Grande e Vila Suíssa. Os profissionais promovem terapias em grupo, atendimentos individuais, familiares e rodas de conversa. Os casos mais graves são encaminhados para tratamentos conforme cada necessidade.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado