Prefeitura realiza 2ª reunião de segurança com ampla participação da comunidade
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Mais de 50 pessoas estiveram presentes na sede da Associação Rural de Pindorama, mesmo com o frio intenso e a distância do centro urbano


A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), promoveu na última quarta-feira (11) a tradicional reunião de segurança rural. Desta vez, o encontro entre gestão pública e comunidade aconteceu no bairro do Pindorama, na sede da Associação Rural. Mais de 50 pessoas estiveram presentes, mesmo com o frio intenso e a distância do centro urbano, situação atípica e que é vista como uma grande conquista pelo secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo. “É uma situação muito positiva pois demonstra grande interesse e engajamento da comunidade rural e a confiança deles no nosso trabalho, nessa gestão e a boa vontade de atuar em conjunto”, disse.
De acordo com o chefe da pasta, durante a reunião, diversos temas foram levantados pelos participantes, dentre os quais: ausência de CEP em algumas regiões; regularização fundiária, invasões de lotes, além de falta de policiamento e segurança nas vicinais, assim como as constantes interrupções no fornecimento de energia, provocadas por galhos de árvores em redes elétricas. Com relação às podas Renato Abdo apresentou a boa notícia à comunidade: “Conseguimos o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da DICMA (Delegacia do Meio Ambiente), da Polícia Ambiental, da EDP Bandeirante (concessionária de energia elétrica) e alinhados com o Ministério Público, será possível a realização de um mutirão de poda de árvores, em parceria com a comunidade, nas estradas rurais do nosso município. Essa ação conjunta será realizada após a capacitação dos participantes, com o objetivo de estabelecer critérios claros sobre o que caracteriza a poda de limpeza e o que configura supressão. A proposta é definir, dentro da legalidade, o que de fato pode ser feito para evitar a interrupção no fornecimento de energia elétrica causada por galhos, ao mesmo tempo em que se assegura a preservação do meio ambiente”.
O próximo passo, conforme anunciado e acordado entre os participantes é a formação de uma equipe técnica que discutirá a realização de uma capacitação conjunta entre a EDP, os órgãos públicos e os próprios produtores rurais, com o objetivo de orientar e facilitar ações de manejo responsável da vegetação, garantindo segurança e continuidade no fornecimento de energia.
Estiveram presentes no evento, o delegado de polícia da Seccional, Estevam Castro, comandante da 2ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, capitã Vivian Alexandrina de Godoy Oliveira, a analista da EDP Bandeirantes, Renata Faedda, investigadores da Polícia Civil e DICMA, subcomandante da Guarda Municipal, Leonardo Melo, Patrulha Rural da Guarda Municipal, Anderson Lourenço, chefe de Divisão do Núcleo do Bem Estar Animal (NUBEA), Caio Wilmes, o vereador, Vitor Emori,e o presidente da Associação Rural de Pindorama, Mutsuo Teraoka, além de representantes das comunidades rurais de Cocuera, Quatinga, Nove de Julho e Itapeti.
Centro de Controle de Zoonoses realiza desinsetização nos cemitérios municipais antes do feriado de Finados
Copa Mogi de Futebol Amador tem primeiros classificados para as quartas de final
Prefeitura de Mogi das Cruzes convida comerciantes para participarem do Mutirão de Empregos
Mogi das Cruzes promove a 10ª Semana do Hip Hop entre os dias 6 e 9 de novembro
Previsão do Orçamento de 2026 é de R$ 3,2 bilhões; projeto de lei será enviado à Câmara nesta quinta (30)