Prefeitura realiza edição do programa “A Cidade É Aqui” nesta terça, no Botujuru
Gabinete
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira (12/11), às 19 horas, mais uma edição do Programa “A Cidade é Aqui”, que acontecerá no Botujuru, no Cempre Professor José Limongi Sobrinho (avenida Felipe Sawaya, 595). Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversam com os moradores, apresentando as ações da Administração Municipal e tirando dúvidas do público presente. As solicitações são encaminhadas diretamente aos secretários, para encaminhamento de providências.
“São reuniões muito boas, nas quais temos um diálogo aberto e transparente com as pessoas. Apresentamos as ações da Prefeitura e também ouvimos demandas da população, que são levadas imediatamente aos secretários municipais, que estão presentes no encontro e já dão início à tomada de providências”, explica o prefeito.
Na área de educação, a Prefeitura está construindo uma nova creche para o atendimento de crianças em período integral, na rua do Rosário. O novo prédio terá capacidade para atender a 200 alunos, o dobro da capacidade de atendimento do modelo anterior de creches da cidade. Atualmente o bairro conta com três unidades que já atendem a 400 crianças em período integral.
O Cempre Prof. José Limongi Sobrinho do Botujuru é uma referência para o período integral na cidade. No complexo educacional, que conta com ginásio poliesportivo e auditório, são atendidos 775 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que passam o dia todo na escola. O ginásio é utilizado pela comunidade e em competições esportivas.
No mês de agosto, o Botujuru recebeu um mutirão de manutenção, executado por equipes da Prefeitura. A força-tarefa incluiu Operação Tapa-Buraco em importantes vias do bairro, como a avenida Felipe Sawaya, serviços de varrição, roçada, pintura de guias e retirada de lixo e entulho e também nivelamento e cascalhamento das estradas vicinais. Receberam melhorias as ruas Aleluia, Espírito Santo, Sete Quedas, Bonito, Glória, Colômbia, rua do Pavan, rua do Feital e Estrada do Sina.
As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão realizando obras de drenagem em trechos de três ruas do Botujuru: Aleluia, Páscoa e Palestina. O investimento é de R$ 570 mil, entre mão de obra e material e os trabalhos consistem na implantação de muros de arrimo e de gabião e também melhorias no sistema de drenagem, para o escoamento das águas pluviais. Após os trabalhos, as ruas passarão por limpeza e recapeamento.
O bairro do Botujuru, que ficou décadas sem rede de esgoto, caminha para finalmente contar com saneamento básico completo. A rede de esgoto que atenderá ao bairro deverá estar concluída em 2020. É uma obra gigantesca, composta por 45 quilômetros de redes, 3.500 ligações, seis estações elevatórias, 4 mil metros de linhas de recalque e 4.500 metros de coletores
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também vai melhorar o abastecimento de água no Botujuru. Uma estação de bombeamento está sendo construída na rua Palestina, que bombeará a água até o reservatório da rua Professor Frederico Perretti, na parte mais alta do bairro, de onde é feita a distribuição para o restante do loteamento. A obra já atinge 80% de execução.
O Posto de Saúde do Botujuru passou por recente revitalização, com serviços de manutenção, reparos e pintura, mas uma obra mais ampla está sendo projetada para o local. O Posto de Saúde oferece consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de atendimento em odontologia, procedimentos de enfermagem e vacinação. Para casos de urgência e emergência em saúde, moradores do Botujuru e bairros próximos contam com a UPA 24 horas do Rodeio. (Marco Aurélio Sobreiro)
Projeto Passarinhada tem inscrições abertas para edição que será realizada no Parque Municipal, dia 15
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atendem distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 7
Cemforpe recebe 1ª plenária do Conselho Mirim das escolas municipais de Mogi das Cruzes
Prefeitura lança consulta pública para aprimorar trabalho de arborização urbana
Projeto Escola Sustentável, em Mogi das Cruzes, é referência em construção coletiva, voluntariado e sustentabilidade