Prefeitura revisa e atualiza sistema de semáforos para melhorar fluidez de trânsito
Secretaria de Mobilidade e Trânsito
Com base em estudos, Secretaria de Mobilidade reprogramou equipamentos e colocou painéis com contagem regressiva em pontos estratégicos

Com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança no trânsito, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou um estudo técnico de todo o sistema de semaforização da cidade, em especial da região central. Os semáforos foram reprogramados, alguns com painéis com contadores, para aprimorar o trânsito, beneficiando condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo.
A rua Ipiranga e a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, dois dos principais corredores do município, estão entre os locais que tiveram a onda verde aprimorada. “A ‘onda verde’ é, basicamente, a sincronização estratégica de semáforos para criar um fluxo contínuo de luz verde para os veículos em uma determinada via, reduzindo engarrafamentos, tempo de viagem e poluição. No ano passado, iniciamos vários estudos para melhorar o trânsito de Mogi e uma das medidas que tomamos, de imediato, enquanto aguardamos obras importantes para a mobilidade da cidade, foi reestruturar o sistema semafórico, especialmente de vias de grande movimento e que registram lentidão em horários de pico”, explica Felício Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.
Quem passar pela Ipiranga ou pela Fernando Pinheiro Franco vai perceber a diferença, já que agora os condutores vão pegar os semáforos verdes de uma vez, sem precisarem parar a cada quarteirão. Além disso, na Ipiranga, está em estudo a implantação de um tempo de segurança para travessia de pedestres no cruzamento com a avenida Henrique Eroles, onde há hoje sinalização de “direita livre”. “A mudança será para aumentar a segurança dos pedestres”, afirma o secretário.
Outras vias de grande fluxo de veículos também receberam a onda verde, são elas: Olegário Paiva, José Bonifácio e Doutor Corrêa, no Centro, e avenida Júlio Simões, em Braz Cubas.
Já os semáforos com contadores, que são aqueles com painéis acoplados que mostram quanto tempo falta para abrir ou fechar, foram colocados em diversos pontos do município, totalizando – com os que já estavam instalados – 75 equipamentos.
Este tipo de recurso aumenta a segurança, incentivando o motorista a reduzir a velocidade quanto faltam poucos segundos para o semáforo ficar amarelo e, em seguida, vermelho, reduz o risco de acidentes, torna a travessia de pedestres mais tranquila e diminui a ansiedade, já que todas as partes envolvidas no trânsito sabem quando terão de parar ou seguir.
Semáforos inteligentes
Os semáforos inteligentes são aqueles que abrem ou fecham de acordo com a demanda de chegada entre os cruzamentos. Alguns deles estão na avenida Álvaro de Campos Carneiro, na avenida Francisco Ribeiro Nogueira e na avenida João XXIII. “Estes, diferentemente dos semáforos comuns, que têm tempos fixos, vão mudando de acordo com a situação da via no momento. Isso torna o funcionamento geral do trânsito muito mais eficiente”, completa Kamiyama.
Obras
Entre as obras mencionadas pelo secretário que estão em andamento e impactarão positivamente a mobilidade de Mogi estão: Corredor Nordeste, com 2,4 quilômetros de extensão, entre a avenida Francisco Rodrigues Filho e a avenida Dante Jordão Stoppa; duplicação da avenida Pedro Romero; avenida Parque 1, uma nova ligação entre a avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida, entre outras.
Smart Mogi identifica procurado pela Justiça e GCM prende um por tráfico no fim de semana
Contribuintes têm até 6/2 para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção civil pelo Acordo Mogiano
Procon de Mogi mostra variação de até 424% no material escolar e reforça importância da pesquisa de preços
Prefeitura revisa e atualiza sistema de semáforos para melhorar fluidez de trânsito
Semae Mogi das Cruzes inicia obras de coleta e tratamento de esgoto na Vila Mathias, em Sabaúna