Profissionais de apoio da rede municipal de ensino participam de formação até sexta-feira (25/07) no Cemforpe
Secretaria de Educação
A programação aborda temas, como cuidados com alimentação, mobilidade, deficiências auditiva e visual, currículo e tecnologias acessíveis










Os profissionais de apoio da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, que atuam com crianças público-alvo da Educação Especial nas escolas, iniciaram nesta terça-feira (22/07), no Cemforpe, uma programação dedicada à formação. Os encontros, organizados pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), seguem até sexta-feira (25/07) e buscam fortalecer as práticas inclusivas nas unidades escolares.
"Vocês são parte da engrenagem da Secretaria de Educação, são de extrema importância no atendimento de nossas crianças, oferecendo um servido de qualidade aos munícipes. Estamos à disposição para ouvir e realizar um trabalho coletivo com o objetivo de melhorar e facilitar o dia a dia de vocês", afirmou a secretária de Educação, Darly Carvalho. A formação também contou com a participação da secretária adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal e da diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, Claudia Regueiro.
O primeiro dia de formação teve início com a palestra "Cuidados necessários com a alimentação", com a nutricionista responsável pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Elisângela Teixeira, que tratou sobre os cuidados com a seletividade alimentar e estratégias para que os estudantes experimentem novos alimentos. Na sequência, a fisioterapeuta da EMESP Profª Jovita Franco Arouche (Vila Lavínia), Myrian Guimarães, abordou o tema "Caminhos acessíveis para crianças e estudantes com mobilidade reduzida".
A profissional apresentou estudos de caso sobre o conteúdo. A proposta foi mostrar a acessibilidade em diferentes aspectos: arquitetônica, comunicacional, atitudinal e metodológica. "Abordamos maneiras práticas e acessíveis de adaptar o ambiente escolar para atender crianças com deficiência. Depois, trabalhamos com estudos de caso reais, pensando em estratégias que podem ser aplicadas no cotidiano das escolas", explicou Myrian.
A formação é bem avaliada pelos participantes, que destacam a relevância dos temas e sua aplicação no cotidiano escolar. "Tudo que a gente aprende aqui, a gente leva para o dia a dia. Dá para absorver bastante", disse a profissional de apoio Thomaza Andréa, que atua na EM Prof. Jacks Grinberg (Vila Cintra). Nesta quarta-feira (23/07), a programação contou com as palestras “Acessibilidade e Inclusão: Ver além dos limites” com a professora especialista em deficiência visual, Regina Machado e “Compreendendo a presença do aluno surdo: História, Cultura e Práticas Pedagógicas” com Lucas Martins, graduado em Filosofia, Pedagogia e Letras/Libras.
Na quinta-feira (24/07), os profissionais de apoio participarão de oficinas práticas com a APAE Mogi das Cruzes sobre "Currículo natural" e o uso de tecnologias de baixo custo para promover acessibilidade com a Clínica Bem Te Vi. A programação termina na sexta-feira (25/07) com uma formação integrada conduzida pelo setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), abordando a acessibilidade curricular na prática e a importância da articulação entre os diferentes profissionais da rede.

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