Profissionais de apoio participaram de formação sobre sua atuação nas unidades escolares

Secretaria de Educação

O encontro aconteceu em dois períodos, no Auditório do Cemforpe, na última sexta-feira (03/10)

07 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Profissionais de apoio que atuam com estudantes público-alvo da Educação Especial, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, participaram na última sexta-feira (03/10) de um encontro formativo no Auditório do Cemforpe. A formação foi realizada pela equipe do Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante (SAPI) do Pró-Escolar e pelo neurologista George Teixeira.

O período da manhã foi dedicado a temas, como mediação pedagógica, autonomia, cuidados, comunicação e comportamento. A formação foi ministrada pela equipe do SAPI, que é responsável pelo ciclo formativo dos profissionais de apoio. A equipe, coordenada pela professora Renata Agueda, conta com professoras especialistas e uma psicopedagoga.

“Nosso objetivo é oferecer a formação dos profissionais, que atuam diariamente com as crianças com deficiência, compartilhando informações sobre as diferentes áreas para que eles possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes”, disse Renata. A primeira parte foi finalizada com a orientação e a apresentação de um protocolo de alterações comportamentais dos estudantes.

A programação desta sexta-feira (03/10) também teve a participação do neurologista George Teixeira, que falou sobre o Transtorno do Espectro Autista  (TEA) e apresentou informações científicas e dicas baseadas em evidências para o atendimento dos alunos nas unidades escolares.

Os profissionais de apoio atendem crianças e estudantes com deficiência. O apoio inclui atividades relacionadas à comunicação, interação social, locomoção, alimentação, cuidados pessoais e na mediação das atividades escolares sob a orientação do professor. O próximo encontro será em dezembro, encerrando a programação de 2025.