Profissionais do Centro Municipal de Paradesporto visitam o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Secretaria de Esportes e Lazer

19 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A equipe do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato visitou, na última sexta-feira (16/05), o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O local é mantido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e é referência nacional em treinamento e atividades no paradesporto.

“Este intercâmbio é muito importante para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade com o paradesporto de Mogi das Cruzes. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é uma estrutura de excelência no país, que colabora para que o Brasil seja uma potência paralímpica mundial. O aprendizado com os profissionais que atuam no CT e a troca de experiências trarão um atendimento ainda de mais qualidade para os mogianos”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

A visita faz parte das ações de capacitação da equipe que atua no atendimento no Centro Municipal de Paradesporto. Além dos professores, também participaram o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Guilherme Filipin, o campeão paralímpico de bocha adaptada, Maciel Santos, e servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 20 modalidades paralímpicas. São atendidos no local atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, remo, tênis de mesa, taekwondo, triatlo e vôlei sentado.

O local também possui área residencial com alojamentos com capacidade para 300 leitos, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. No Centro de Treinamento funciona a sede administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na qual atuam mais de 300 profissionais de diversas áreas.

“A visita foi muito produtiva e, com certeza, trará frutos para o trabalho do paradesporto em Mogi das Cruzes. A capacitação constante dos nossos profissionais é uma prioridade para que possamos atender cada vez melhor os nossos alunos”, afirmou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Guilherme Filipin.

Centro do Paradesporto

O Centro Municipal de Paradesporto atende cerca de 200 pessoas com deficiência, por meio de 15 modalidades esportivas, além de atendimento individualizado. Também são realizadas atividades com os pais e atividade física funcional. O trabalho busca promover a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes.

O espaço também recebe treinamentos de paratletas e equipes que representam Mogi das Cruzes em competições nacionais e internacionais.

O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Os interessados em participar das atividades desenvolvidas no local podem entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.