Projeto Cuca Fresca estimula a leitura a partir de bibliotecas itinerantes
Secretaria de Cultura




Nesta quinta-feira (07/10), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dará início ao projeto Cuca Fresca. Trata-se de uma ação de estímulo à leitura, que vai se concretizar por meio da instalação de geladeiras personalizadas e recheadas com livros em pontos diversos da cidade. Elas servirão, portanto, como bibliotecas itinerantes e estarão, a princípio, em sete locais da cidade.
São eles: Terminal Central, Terminal Estudantes, Casa do Hip Hop e as escolas municipais Vereadora Astrea Barral Nébias (Jundiapeba), João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo), Américo Sugai (Pindorama) e Professora Sonia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida). São, portanto, três pontos centrais, mais quatro descentralizados.
As geladeiras ficarão abertas a todos os interessados. A ideia é que as pessoas levem títulos que já tenham lido e troquem por outros que lá estarão. Ao todo, serão aproximadamente 300 títulos disponíveis, de diversos gêneros. Porém, quem não tiver um livro para fazer a troca poderá também escolher uma obra e levá-la para casa.
As geladeiras utilizadas para o projeto estavam sem uso, armazenadas em depósitos de itens antigos da Prefeitura. A Secretaria teve então a ideia de reaproveitá-las de forma criativa e sustentável, razão pela qual os itens foram personalizados, com graffiti feito pelos artistas locais Bozer e None.
O projeto é também uma extensão da 1º Festa Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC), que se encerrou no último dia 3, após duas semanas de programação literária gratuita e aberta para todos. A ação será iniciada nesta semana, porém a ideia é que ela seja perenizada e levada a outros pontos da cidade.
“É mais uma iniciativa de estímulo à leitura e também de ampliação do acesso à cultura, a partir da instalação não só no Centro, como também em bairros e distritos mais afastados. Temos como premissa tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitora e um referencial na aplicação de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população”, destaca a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.
Além da FLIMC, outra ação do segmento da literatura já colocada em prática pela Secretaria Municipal de Cultura é a Feira do Escambo Literário, que também objetiva a troca de livros e acontece toda última sexta-feira do mês, no Mercado Municipal de Mogi das Cruzes.
Mais informações sobre o projeto Cuca Fresca podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"

Fundo Social promove “Dia do Cuidado” para moradores da Abomoras, em Cezar de Souza