Projeto Voa Passarinho reúne alunos da EJA para observação de aves no Parque Municipal
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Smapa) e de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (24/10) mais uma atividade do projeto Voa Passarinho, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Parque Natural Municipal Francisco Afonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti. O programa promove a observação de aves e conexão com a natureza, por meio da escuta e olhar atentos.
Os alunos, acompanhados pela equipe da Smapa, percorreram a Trilha das Bromélias. Durante o percurso, avistaram espécies como sabiá, bem-te-vi-rajado, urubu-de-cabeça-amarela e periquito-rico. Também tiveram a oportunidade de escutar o canto do tucano e observar um pica-pau-pequeno.
Houve também um momento de pausa e silêncio para que todos se conectassem com os sons da mata.
“A atividade foi marcada por muita interação, troca de experiências e encantamento. Os alunos reconheceram aves que costumam ver ou ouvir em suas próprias casas, tornando o encontro ainda mais significativo”, relata o diretor de Sustentabilidade da Smapa, Ricardo Moscatelli.
“O Voa Passarinho é uma ação de educação ambiental muito importante e que segue uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli. Não é apenas um projeto, é um convite para que as pessoas enxerguem, valorizem e protejam a riqueza natural”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
Os estudantes da EJA são alunos da Escola Municipal Coronel Almeida.
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Academia do Jovem no Parque da Cidade recebe nova cobertura para atendimento dos usuários
CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Semae fará manutenção de bombas que abastecem região do Itapeti, nesta quarta (29)