Rede municipal de ensino volta às aulas com mais de 45 mil alunos nesta sexta-feira (06/02)

Secretaria de Educação

Ano letivo começou em 211 unidades escolares, com municipalização de CEIMs, ampliação do tempo integral e entrega de kits e uniformes escolares

06 de fevereiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciou, nesta sexta-feira (06/02), o ano letivo para mais de 45 mil alunos em 211 unidades escolares da rede municipal de ensino. Estão retomando as atividades escolas e creches de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Ciclos I e II) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o município. Este ano trará novidades, como o novo kit de uniforme escolar.

"Preparamos esse início de ano letivo com planejamento e diálogo com as equipes das escolas, para que nossos alunos sejam recebidos em um ambiente seguro, organizado e acolhedor. Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha condições de aprender, se desenvolver e se sentir parte da escola desde esse primeiro dia", destacou a secretária municipal de Educação, Claudia Romanos.

Nesta semana, as equipes escolares participam de momentos de organização pedagógica e administrativa. No dia 3, a prefeita Mara Bertaiolli participou da reunião de gestores das escolas municipais e apresentou, em primeira mão, os novos kits de uniformes. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, as equipes escolares se reuniram nas unidades para a Organização Pedagógica e Administrativa (OPA), com orientações e planejamento voltados ao início do ano letivo e às especificidades de cada etapa de ensino. 

O primeiro dia letivo foi dedicado a atividades de acolhimento, com foco na adaptação dos estudantes e no fortalecimento da relação com as famílias, especialmente para aqueles que ingressam na rede municipal.

A partir do Infantil I, todos os alunos da rede municipal receberão kits de material escolar, distribuídos de acordo com cada etapa de ensino. Os kits já foram encaminhados às unidades escolares e serão entregues aos estudantes nos primeiros dias de aula.

A rede municipal de ensino terá um novo kit de uniforme escolar. Pela primeira vez serão atendidos bebês, professores e as equipes gestoras das escolas municipais. Serão entregues também mais de 445 mil peças de uniformes escolares, além de 7,5 mil babadores, para atender todos os alunos da rede municipal. Os kits destinados a bebês com idade entre quatro meses e um ano, incluem camisetas de manga curta e longa, calças, blusas, bermudas e babadores. 

Neste ano letivo, a Secretaria de Educação também assumiu a administração de três creches: CEIM Itamar Alves dos Santos (Vila Brasileira), CEIM Profª Thereza Amorim Martinez (Jardim Margarida) e CEIM Prof. Wilson Nogueira (Jardim Oropó). As creches foram preparadas antes do início das aulas e as novas equipes das unidades acolheram os alunos neste primeiro dia de aula.  

Além disso, em 2026, quatro novas unidades de ensino fundamental passam a integrar o programa Escola de Tempo Integral: EM Henrique Peres (Vila Industrial), EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca (Vila Nova Estação), EM Monteiro Lobato (Ponte Grande) e EM Profª Marlene da Silva Maldonado (Jundiapeba). O programa, agora, beneficia 12.455 alunos em 34 escolas municipais. 

Também foram realizados investimentos em melhorias na infraestrutura de 30 unidades da Educação. O pacote de reformas, anunciado pela prefeita Mara Bertaiolli em setembro, assegura melhores condições de ensino e aprendizagem para 11 mil alunos. A cidade também passará a contar com dois novos Centros Municipais de Programas Educacionais (CEMPREs), que estão sendo construídos em Taiaçupeba e em Biritiba Ussu.