Roteiros do Patrimônio abre inscrições na segunda (20) para passeio em Taiaçupeba
Secretaria de Cultura


Serão abertas as inscrições para mais um passeio guiado pelo programa Roteiros do Patrimônio, na segunda-feira (20). A iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, levará os participantes para conhecerem um pouco mais da história do distrito de Taiaçupeba, no próximo dia 26. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas de maneira on-line a partir das 9 horas do dia 20 pelo link a seguir.
Ao todo, estão disponíveis 45 vagas para o ônibus fretado que partirá do Parque Centenário da Imigração Japonesa, às 9 horas. Os participantes serão conduzidos pelos guias Ana Sara Taveira e Dorival Martins para conhecerem mais sobre a história de Taiaçupeba e visitarão a Capela de São Sebastião e o Jardim das Oito Virtudes.
A chegada dos participantes ao Parque Centenário está prevista para as 13h30. Menores de idade devem estar devidamente acompanhados por um responsável legal.
Capela São Sebastião
A Capela São Benedito é um patrimônio arquitetônico e artístico de Mogi das Cruzes, com a primeira etapa de sua construção concluída no ano de 1904. Desde então, o templo foi ganhando forma, consagrado em 1.916 para ofícios religiosos e decorado com pinturas do artista sacro-popular José Benedicto da Cruz, mais conhecido como J.B.C. - que conclui a obra no ano de 1.919.
A devoção local a São Sebastião é datada a partir do final do século XIX. Na época, com esforços dos lavradores Pedro Thiago Franco Martins e José Nunes que erguerem uma capela no povoado chamado na época de Desbruado - atualmente o bairro São Sebastião. Com o passar dos anos, a devoção a São Sebastião foi conquistando o povoado e um novo templo precisou ser projetado.
Jardim das Oito Virtudes
O famoso Jardim das Oito Virtudes foi construído em Mogi das Cruzes na década de 1950, um projeto paisagístico idealizado e implantado sob os cuidados do artista Chang Dai-chien (1899-1983), em uma área de 250 mil metros quadrados.
Chang Dai-chien nasceu em Neijiang, na China, em 1899, e foi morador do distrito de Taiaçupeba entre as décadas de 1950 e 1970, onde pintou grandes obras e construiu o Jardim das Oito Virtudes. Dai-chien, mudou-se para Califórnia em 1970, após o anúncio do projeto da barragem do rio Jundiaí - que inundaria seu sítio.
Os visitantes serão recebidos pelo artista plástico Fabiano Spike, que atua como cuidador e guardião do Jardim das Oito Virtudes. Spike trabalha na preservação do espaço e do legado de Mestre Chang desde 2020 e erigiu uma estátua em homenagem a Chang Dai-chien no local onde anteriormente ficava o último dos cinco pavilhões que ali existiam.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com inscrições gratuitas)
Roteiros do Patrimônio - Edição Taiaçupeba
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 9 horas
45 vagas
Local de partida: Parque Centenário da Imigração Japonesa (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº - Cezar de Souza)
Inscrições a partir das 9 horas, do dia 20/10/2025, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1V7rrZWRxbSPalllpYDl8j68yddWn4iXUCAsZPricmNQ/edit?usp=forms_home&ouid=108833794964336359583&ths=true&pli=1
9h | Saída do Parque Centenário da Imigração Japonesa
10h | Visita à Capela São Sebastião
11h30 | Visita ao Jardim da Oito Virtudes
12h30 | Retorno ao Parque Centenário
13h30 | Chegada ao Parque Centenário

Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes resgata ouriço-cacheiro em Jundiapeba

Dia D de Multivacinação aplica 1.080 doses no sábado (18/10), em Mogi

Guarda Civil Municipal captura quatro procurados pela Justiça durante o final de semana

Estudantes participam de ação do Fundo Social com idosos no Centro Dia

Mogi das Cruzes recebe Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica a partir desta terça-feira