Sabesp e Prefeitura atuarão de forma integrada em plano de segurança das represas Jundiaí e Taiaçupeba
Secretaria de Segurança
Ação, coordenada pela empresa, é exclusivamente preventiva e será integrada ao plano de contingência da Defesa Civil de Mogi das Cruzes



A Sabesp e o município de Mogi das Cruzes atuarão de forma integrada na elaboração do Plano de Ação de Emergência das Represas dos rios Jundiaí e Taiaçupeba, que são geridas pela companhia. A iniciativa foi apresentada na manhã desta quinta-feira (05/02), no auditório da Prefeitura, por um consórcio de empresas responsáveis pela elaboração do documento e do programa de ação, que será integrado ao plano de contingência do município.
O objetivo é ter um programa de respostas eficientes a acidentes, sejam naturais (como inundações e deslizamentos) ou tecnológicos (rompimento de pontes e represas, por exemplo), mesmo que as possibilidades de ocorrência sejam remotas.
De acordo com a Sabesp, as barragens são 100% seguras, o plano é exclusivamente preventivo e atende à legislação federal que cria a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).
“Nossas barragens são seguras e monitoradas. Temos uma estrutura robusta e um extenso programa de revitalização para melhorar e otimizar ainda mais a segurança. Este projeto tem um caráter preventivo e será importante para fomentarmos uma cultura de segurança”, explica a coordenadora da Divisão de Geologia e Barragens da Sabesp, Mariza Fernanda da Silva.
O consórcio (formado pelas empresas Geometrisa, Nova Engevix Engenharia e Gridlab Sistemas e Serviços) atuará no mapeamento das manchas de inundação e das edificações sensíveis (que estão dentro dessas manchas), Zonas de Autossalvamento, instalação de sistemas de alerta e alarmes, plano de comunicação (ações de divulgação, sinalização e levantamento cadastral/sirenes), estudo de rompimento e plano de salvamento.
O trabalho considera respostas efetivas para eventos extremos, mesmo que de incidências muito raras, e incluirá simulações e instruções à população – até para esclarecer que se trata de um trabalho de prevenção.
“Nosso foco é chegar na população, nas lideranças comunitárias, que serão fundamentais. É importantes que todos estejam treinados e capacitados para situações de emergência”, completa Mariza Silva.
“Teremos a oportunidade de treinar a população, que será mapeada e cadastrada para o plano de salvamento. Para isso, será importante a integração de todos os setores da Prefeitura, para uma resposta mais eficiente, articulada com o plano de contingência da Defesa Civil do município”, afirmou o engenheiro Euclydes Cestari Jr., especialista em segurança de barragens e mestre em engenharia de barragens da Geometrisa.
O coronel Reinaldo Nascimento, secretário municipal adjunto de Segurança, disse que todo planejamento de prevenção vem somar-se ao plano de contingência e às ações realizadas em Mogi das Cruzes. “Estamos à disposição para colaborar. A experiência que essas empresas trazem de outros municípios vai, com certeza, nos ajudar muito e faremos o possível para ter bons resultados”.
O gestor da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva, também destacou a importância do Plano de Ação de Emergência das Represas para fortalecimento da cultura de prevenção. “Não podemos esperar que tragédias aconteçam para atuar. Este trabalho já começa agora, de forma conjunta e com planejamento”.
Participação
O evento lotou o auditório da Prefeitura, com representantes de várias secretarias, da Defesa Civil e do Semae, que compareceram para entender o Plano de Ação de Emergência e colocarem-se à disposição da iniciativa. A engenheira Bruna Moraes Vicente, da Nova Engevix, elogiou o engajamento de Mogi das Cruzes, pois o plano abrangerá um total de sete represas prioritárias – já inclusas as de Jundiaí e Taiaçupeba – envolvendo várias cidades.
“Já passamos por sete municípios, sempre fazendo a mesma atividade e explicando a necessidade de envolvimento das prefeituras. Aqui em Mogi das Cruzes, fiquei impressionada com a participação. É o maior engajamento entre as cidades já visitadas”.
Também participaram do evento o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado; os secretários municipais João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo), Daniela Mariano (Assistência Social), Nilmar de Cassia Ferreira (Obras e Infraestrutura), Felício Kamiyama (Mobilidade e Trânsito), Fábio Vega (adjunto de Mobilidade e Trânsito) e Clóvis da Silva Hatiw Lu Júnior (adjunto de Gestão e Contratações Públicas), além de representantes da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) e da Defesa Civil estadual.
A prefeita Mara Bertaiolli foi representada pela chefe de Gabinete, Neusa Marialva, que deu as boas-vindas às equipes da Sabesp e do consórcio de empresas e reforçou a disposição do município em contribuir com a elaboração do plano.
Nível dos lagos sobe e Parque Centenário tem trecho da pista de caminhada interditado
Largo da Feira da Vila Nova Aparecida, em César de Souza, recebe serviços de melhorias e revitalização
Vestibular Univesp 2026 abre inscrições para mais de 130 vagas em cursos gratuitos no Polo Mogi das Cruzes
Sabesp e Prefeitura atuarão de forma integrada em plano de segurança das represas Jundiaí e Taiaçupeba
Conselho Municipal do Desporto faz primeira reunião e discute orçamento do programa Bolsa Atleta