Saúde aplica vacina contra a gripe nesta quinta-feira (24/07), no Pró-Hiper e no Centro de Paradesporto

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

24 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mais duas ações especiais de vacinação contra a gripe, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população, acontecem nesta quinta-feira (24/07). As equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar estarão em dois pontos da cidade: das 9h às 12h no Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, e das 13h30 às 16h30 no Centro Municipal de Paradesporto, no Rodeio. 

No Pró-Hiper, a vacinação será voltada a alunos e idosos em geral. Já no Centro de Paradesporto, a imunização é aberta a todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.

“Estamos empenhados em facilitar o acesso à vacina para todos os públicos, principalmente os mais vulneráveis. Essas ações em pontos estratégicos são fundamentais para aumentar a cobertura e proteger a população neste período de maior circulação do vírus”, destaca Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

A vacina utilizada é a trivalente, atualizada para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que estão em circulação neste inverno. A proteção tem início entre duas e três semanas após a aplicação.

Além das ações descentralizadas, a vacina segue disponível, enquanto durarem os estoques, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Sete unidades oferecem atendimento com horário estendido até as 18h: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br).

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação. No caso de crianças, recomenda-se levar também a caderneta de vacinação.

Desde o início de julho, a vacina também está sendo aplicada nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade - o Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal - para crianças atendidas nesses locais que não apresentem sintomas gripais.

A vacina está liberada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver doses disponíveis. No entanto, há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas e população em situação de rua.

Balanço
Até esta quarta-feira (23/07), Mogi das Cruzes já havia aplicado 114.382 doses da vacina contra a gripe, atingindo uma cobertura de 51,69% entre os grupos prioritários - índice superior às médias nacional (45,14%), estadual (45,91%) e regional (43,35%). Entre os públicos prioritários da cidade, já foram vacinados 54,83% dos idosos, 45,88% das crianças e 40,21% das gestantes.