Saúde aplica vacina contra a gripe nesta quinta-feira (24/07), no Pró-Hiper e no Centro de Paradesporto
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


Mais duas ações especiais de vacinação contra a gripe, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população, acontecem nesta quinta-feira (24/07). As equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar estarão em dois pontos da cidade: das 9h às 12h no Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, e das 13h30 às 16h30 no Centro Municipal de Paradesporto, no Rodeio.
No Pró-Hiper, a vacinação será voltada a alunos e idosos em geral. Já no Centro de Paradesporto, a imunização é aberta a todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
“Estamos empenhados em facilitar o acesso à vacina para todos os públicos, principalmente os mais vulneráveis. Essas ações em pontos estratégicos são fundamentais para aumentar a cobertura e proteger a população neste período de maior circulação do vírus”, destaca Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.
A vacina utilizada é a trivalente, atualizada para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que estão em circulação neste inverno. A proteção tem início entre duas e três semanas após a aplicação.
Além das ações descentralizadas, a vacina segue disponível, enquanto durarem os estoques, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Sete unidades oferecem atendimento com horário estendido até as 18h: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br).
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação. No caso de crianças, recomenda-se levar também a caderneta de vacinação.
Desde o início de julho, a vacina também está sendo aplicada nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade - o Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal - para crianças atendidas nesses locais que não apresentem sintomas gripais.
A vacina está liberada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver doses disponíveis. No entanto, há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas e população em situação de rua.
Balanço
Até esta quarta-feira (23/07), Mogi das Cruzes já havia aplicado 114.382 doses da vacina contra a gripe, atingindo uma cobertura de 51,69% entre os grupos prioritários - índice superior às médias nacional (45,14%), estadual (45,91%) e regional (43,35%). Entre os públicos prioritários da cidade, já foram vacinados 54,83% dos idosos, 45,88% das crianças e 40,21% das gestantes.

Prefeita Mara Bertaiolli vistoria creche na Estrada do Beija-Flor e destaca ampliação de vagas para a região

Parque da Cidade recebe edição especial da Rua Mais Feliz neste domingo

Seu Amigo Pet acontecerá no Conjunto Jefferson e prorroga inscrições para castração até terça-feira, dia 29

Jornada do Patrimônio promove três dias de programação artística gratuita em Mogi das Cruzes

Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras realiza treinamento com drones no Parque Centenário