Secretaria de Agricultura amplia políticas de desenvolvimento rural com o projeto Mogi + Leite
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Iniciativa acontece em parceria com a CATI, do Governo do Estado, oferecendo capacitação técnica a produtores de leite bovino, bubalino, ovino e caprino






A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) do Governo do Estado de São Paulo, lançou nesta semana o Projeto Mogi +Leite, voltado ao fortalecimento da produção de leite na cidade. A iniciativa, como o próprio nome sugere, tem por objetivo melhorar a produtividade e a qualidade da produção leiteira no município, com foco nas boas práticas agropecuárias e na sustentabilidade.
O evento de lançamento, realizado na sede da Secretaria, reuniu cerca de 20 pessoas , Ao fim do evento, nove produtores já manifestaram interesse em aderir ao programa.
De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria de Agricultura, Mariana Fraga, serão beneficiados produtores de leite bovino, bubalino, ovino e caprino. “Eles receberão assistência técnica contínua durante o período de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. As ações incluem capacitações em temas como nutrição, sanidade e genética, além de visitas técnicas bimestrais, dias de campo e missões técnicas”, detalha.
Segundo a médica veterinária Alessandra Yukie Suiama, responsável pelo projeto, um dos critérios para permanência no programa é a participação ativa dos produtores nas atividades propostas. “A proposta é apoiar o produtor desde o levantamento das práticas atuais até o planejamento de melhorias, sempre com metas e indicadores bem definidos”, explica.
Durante o lançamento, o produtor José de Jesus Fernandes, criador de cabras leiteiras em Biritiba Ussu, celebrou a iniciativa. “Gostei do projeto. Com orientação técnica, a gente consegue melhorar a qualidade do leite, cuidar melhor dos animais e até buscar novos mercados. Nunca tivemos algo assim voltado para a nossa realidade”, afirmou.
Representando a CATI, o diretor regional João Paulo Nikolaus destacou que o projeto Mogi +Leite está alinhado com as políticas públicas estaduais de apoio à agricultura familiar. “É um trabalho integrado entre município e Estado que promove conhecimento, organização e acesso a programas importantes. Mogi tem pequenos produtores, porém de um bom potencial na pecuária leiteira e essa ação pode ser um divisor de águas para a economia da Cidade”, pontuou.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado