Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reúne diretores no encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação

Secretaria de Educação

Evento contou com mesas temáticas e oficinas para uma reflexão sobre os resultados e estratégias que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes da rede municipal

02 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Setenta e quatro diretores de escolas municipais, que atendem aos 5º anos e aos 9º anos do Ensino Fundamental, participaram nesta terça-feira (01/07) do encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação, promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico. A programação contou com mesas temáticas sobre temas como avaliação no fortalecimento da aprendizagem, gestão com foco na aprendizagem e o engajamento das equipes e da comunidade. Os gestores também participaram de uma oficina, que teve continuidade na manhã desta quarta-feira (02/07).

“Quando falamos em dados, estamos falando no que há por trás deles: estudantes e suas trajetórias de aprendizagem. Vamos analisar para fazer um planejamento e pensar em ações que possam alterar e melhorar a aprendizagem das nossas crianças. Agradecemos os nossos palestrantes, que trouxeram contribuições importantes para a nossa rede. Que todos levem essas reflexões para seus espaços e planejem junto com suas equipes ações que realmente façam a diferença para a aprendizagem dos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho.

As mesas temáticas foram mediadas pelo diretor do Departamento Pedagógico, Mitch Almeida. A primeira mesa “Perspectivas locais: o papel da avaliação externa no fortalecimento da aprendizagem no município” contou com participação de Maria Aparecida Cervan Vidal, secretária adjunta de Educação de Mogi das Cruzes, que falou sobre a gestão de 2013 a 2016 e seus resultados e Minéa Fratelli – articuladora Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)/Undime.

A articuladora destacou a importância do papel do diretor. “Creio que o diretor é o grande profissional que permite que cada um faça a sua parte na escola. Então quando o gestor é uma liderança de fato, ele permite que o coordenador faça seu papel, que o professor faça seu papel, garante materiais adequados, ele de fato atua nesse clima escolar para que ele esteja bom para que a aprendizagem aconteça’. 

“Gestão com foco na aprendizagem:  do planejamento às metas municipais” foi o tema da segunda mesa, que reuniu Nayara Xavier, liderança em Avaliação da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e Isaac Barbieri – CEO da startup Leme. A mesa também contou com Izabella Andrade, coordenadora de Implementação da Motriz. 

“A gente teve a oportunidade de falar sobre resultados educacionais e a correlação em si, a importância de se olhar para dados de equidade. Falamos muito sobre inclusão, sobre o papel do gestor e o papel da liderança e ter engajado toda uma equipe da comunidade escolar, mas também de impulsionar para que a gente tenha melhorias em resultados educacionais sem deixar ninguém para trás”, disse a coordenadora.
 
A última mesa teve como tema “Mobilização pela aprendizagem: engajando gestores, professores e comunidade no contexto municipal”, com as apresentações da diretora da EM Rural Prof. Cid Torquato, em Jundiapeba, Aretusa Brandão, Maria Cristina Perpétuo, secretária de Educação de Itaquaquecetuba, que também foi diretora em Mogi das Cruzes e Maria Helena Marin, Consultora de Políticas Educacionais da Motriz.

Após as mesas, os diretores foram divididos em dois grupos e participaram de uma atividade complementar no formato “Mão na Massa”. Em pequenos grupos, os gestores fizeram estudos de casos na tarde de terça-feira (01/07) e na manhã de quarta-feira (02/07).  O objetivo é de que a partir da oficina, cada gestor possa analisar os dados da sua escola e identificar os desafios e propor estratégias com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos. As escolas também terão apoio do Grupo Mathema na formação dos professores.  

O evento trouxe novas perspectivas de trabalho para os gestores. “As palestras contribuíram bastante para um pensamento que eu já tinha, vejo que estou no caminho. Vou agora chegar na escola, olhar os dados e trabalhar em cima. A gente já vem fazendo isso em todo fechamento de bimestre, mas agora vamos falar de dados Brasil. Preciso olhar os dados da minha escola, das escolas ao redor, para verificar o que está acontecendo. Saio com várias ideias para colocar em prática na escola”, contou a diretora da EM Prof. Dr. Jair Rocha Batalha, Cibele Máximo dos Santos.

A secretária adjunta Maria Aparecida Cervan destacou que todos estão envolvidos no desenvolvimento das escolas e da aprendizagem dos alunos. “Vocês precisam saber que não estão sozinhos. Nós também não estamos: podemos contar com outras secretarias para apoiar as demandas das escolas e contamos com vocês para nos mostrar onde realmente precisamos investir, para que possamos melhorar e avançar na aprendizagem e na qualidade da educação que oferecemos às crianças da nossa cidade”, disse.