Secretaria de Educação realiza formação sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para conselheiros municipais
Secretaria de Educação
Ministrada por uma representante do FNDE, a formação destacou as ações do Conselho de Alimentação Escolar (CAE)




A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou na tarde desta quarta-feira (17/09) uma formação online sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ministrada pela analista do programa, que integra as atividades do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Maria Julia Amistá. Realizada durante a reunião mensal do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), a formação abordou as ações do colegiado e também reuniu o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/Fundeb).
"A formação continuada assegura uma fiscalização eficiente dos nossos recursos e também da qualidade da alimentação escolar em nossas escolas. Esse processo garante que o programa atenda às necessidades dos nossos alunos e que também esteja alinhado às legislações vigentes", afirmou a secretária de Educação, Darly Aparecida Carvalho. A Pasta também está programando formações para CME e o CACS/Fundeb.
Maria Júlia, que faz parte da Coordenação de Apoio ao Controle Social – COACS e da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar - CGPAE do FNDE, destacou a importância do encontro para a gestão do programa no município. "Parabenizo a Secretaria de Educação pela iniciativa. A formação trata de algumas questões quanto ao controle social e quanto à legislação do CAE. Ver que há entidades que seguem essa normativa e se preparam para esse momento, é muito gratificante", disse a formadora. O encontro formativo foi articulado pela Divisão de Relações Institucionais da Secretaria de Educação.
A formadora destacou que o trabalho do CAE vai além da prestação de contas, os conselheiros devem participar de todo o processo de execução do PNAE, desde a elaboração dos cardápios ao que é preparado nas escolas. Os parâmetros para aquisição dos alimentos, de acordo com a legislação vigente, também foram apresentados, indicando o que pode ou não ser adquirido com os recursos.
O CAE, o CME e o CACS/Fundeb são conselhos municipais ligados à Educação, compostos por representações de diferentes setores da sociedade que participam da construção de políticas públicas, acompanham a aplicação dos recursos e contribuem para a educação municipal. Mais informações sobre os colegiados no Portal da Secretaria de Educação. (https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/conteudo/conselhos)

1ª edição da Rua+Feliz Inclusiva celebra crianças e jovens PCDs

Semae trabalha para solucionar falta d’água em bairros da região leste

Fatec Mogi das Cruzes abre inscrições para vestibular do 1º semestre de 2026

Prefeitura participa de mutirão de vagas e serviços na Etec Presidente Vargas neste sábado (20)

Prefeitura negocia R$ 842 mil em dívidas tributárias nas primeiras 2 semanas do programa Acordo Mogiano