Secretaria de Serviços Urbanos apresenta resultados dos 100 primeiros dias de trabalho 

Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

15 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria promoveu, na manhã desta quinta-feira (15/05), um encontro para a apresentação dos resultados dos cem primeiros dias de gestão. Desde o início de janeiro, as equipes vêm atuando em diversas frentes e em diferentes partes da cidade para sanar questões de manutenção e conservação. A reunião contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, que agradeceu a equipe pelo empenho nos cuidados diários com a cidade.

“Tudo o que está sendo mostrado aqui hoje é pouco perto da importância de cada um de vocês. A zeladoria é o coração da cidade e o termômetro que a população tem perante uma gestão, portanto agradeço muito a cada um de vocês pelo comprometimento. Vocês são os olhos da Prefeitura e cuidam da nossa cidade como nós cuidamos da nossa casa, por isso deixo aqui minha gratidão”, destacou a prefeita, Mara Bertaiolli.

As equipes da Secretaria iniciaram o ano com a realização de mega mutirões de zeladoria, para atacar as principais pendências em termos de zeladoria, atendendo locais como Jundiapeba, Botujuru e Cezar de Souza. Nessas forças-tarefa, foram mais de 200 funcionários empenhados em ações de revitalização e manutenção, com serviços de varrição, roçada de mato, recolha de lixo e entulho, desobstrução de sistemas de drenagem, limpeza de margens de córregos, consertos e pinturas de equipamentos. 

Outro trabalho feito logo no princípio do ano foi o desassoreamento dos principais rios e córregos da cidade, o que foi possibilitado pela parceria com o Governo do Estado, por meio da SP Águas. Foram contemplados pelos trabalhos o córrego dos Canudos, córrego dos Corvos, Rio Jundiaí, Ribeirão Ipiranga e Córrego Oropó. Os serviços estão em andamento e o próximo ponto a ser atendido é a foz do Ribeirão Ipiranga. 

A Operação Tapa-Buraco também foi reforçada desde o início do ano e, somente nos cem primeiros dias, foram 5,8 mil buracos tapados. Nas primeiras semanas de 2025, havia duas equipes atuando simultaneamente e, atualmente, são cinco. Isso possibilitou ampliar a média diária de buracos tapados, de 40 para mais de 250. 

Os serviços de roçada de vias, praças e terrenos foram feitos em quase 3 milhões de metros quadrados. Já os trabalhos de raspagem de guias e sarjetas alcançaram 1.700 metros lineares. Também foi feita limpeza em 634 bocas de lobo e bocas de leão e a desobstrução de mais de um quilômetro de redes subterrâneas de drenagem. A roçada manual de córregos e valas pluviais ultrapassou os 39 mil metros quadrados de área atendida, enquanto a limpeza mecanizada foi feita em uma área total de 3 mil metros quadrados. 

Outros serviços realizados nesse período inicial de 2025 foram o bota-fora de 300 toneladas de materiais inservíveis, nivelamento e cascalhamento de 91,24 quilômetros de vias e estradas rurais e quase seis mil atendimentos no setor responsável pela manutenção da iluminação pública do município. 

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista, agradeceu a todos os funcionários pelo engajamento. “Tenho muito orgulho da minha equipe e posso dizer com segurança que isso é um pouco apenas de todo o nosso trabalho. Ainda temos muito a melhorar, mas também já conseguimos significativos avanços e o mais importante é que todos aqui tem compromisso com a cidade e com a população”, destacou. 

O encontro de apresentação do balanço dos cem primeiros dias da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria contou com a participação de outros secretários municipais, como o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Frederico Abib. Os vereadores Milton Lins da Silva e Antonio José da Silva Neto também se fizeram presentes, assim como o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema (SINTAP), Paulo Ricardo Alves Ramalho.