Semae Mogi das Cruzes e GCM promovem conscientização sobre violência contra a mulher
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Equipe da Guarda Civil Municipal ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha


O Semae Mogi das Cruzes e a Guarda Civil Municipal promoveram um momento de conscientização sobre violência contra a mulher, na tarde de quinta-feira (28/08), com uma palestra ministrada pela Patrulha Maria da Penha aos servidores da autarquia. A iniciativa integra o “Agosto Lilás”, uma campanha criada para divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), e que em Mogi das Cruzes é realizada pelas secretarias municipais da Mulher e de Segurança.
Na palestra, os integrantes da Patrulha Maria da Penha (os guardas civis municipais Tamires Pedroso, Milene Hisatomi Lopes e Ricardo Sanches) levaram informações e esclareceram dúvidas sobre os diversos tipos de violência doméstica: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, a as diversas formas de identificá-las e denunciá-las.
A equipe também mencionou os locais onde ocorrem situações de violência contra as mulheres, como na própria casa da vítima.
Um dos alertas foi para os sinais de agressividade, como comportamento controlador, imposição de isolamento, críticas e acusações.
Os palestrantes também explicaram o que são as medidas protetivas e como é feito o cumprimento de determinações judiciais para resguardar a integridade física e psicológica de mulheres que sofreram violência doméstica.
“Nós não podemos normalizar a violência. O que precisamos normalizar são ações como esta palestra, que nos trazem orientações e nos ajudam a identificar e denunciar os vários tipos de violência que ocorrem cotidianamente contra a mulher”, destaca o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.
A Patrulha Maria da Penha é um grupamento específico da Guarda Municipal para garantir a proteção e o atendimento à mulher vítima de violência doméstica. A equipe realiza o trabalho de acompanhamento e proteção por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres assistidas e com contatos telefônicos permanentes.
Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo Centro de Operações Integradas (COI).
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende a emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, os atendimentos são preferencialmente direcionados para a Patrulha Maria da Penha.

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do aniversário de Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes e GCM promovem conscientização sobre violência contra a mulher

Continuam abertas as inscrições para preencher a 2ª turma do programa Escola de Líderes

Manutenção emergencial suspende abastecimento de água na região do Jardim Aracy

Mercadão de Mogi completa 167 anos como referência histórica e centro de compras tradicional da cidade