Semae Mogi das Cruzes e Secretaria de Saúde promovem manhã de conscientização sobre tabagismo e ISTs

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

Atividade foi referência ao Mês Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em agosto

08 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para reforçar o cuidado com a saúde dos servidores, o Semae Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar promoveram, na manhã desta sexta-feira (08/08), palestras sobre tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A atividade foi uma referência ao Mês Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em agosto.

A enfermeira Gisele Menichelli falou sobre o programa antitabagismo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi das Cruzes, que oferece tratamento para ajudar tabagistas a parar de fumar, além do Grupo de Atenção ao Tabagista supervisionado por médico, enfermeiro e/ou psicólogo.

Ela também ressaltou os malefícios do tabagismo e principais  benefícios de deixar de fumar, trazendo um exemplo concreto de pessoa atendida pelo programa do município.

A biomédica da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde II (Uaps II), Paula Mateus Santos, abordou as principais ISTs, formas de prevenção e tratamento.

A profissional de saúde também apresentou dados do Governo Federal que apontam que, no Brasil, aproximadamente 920 mil pessoas vivem com HIV, além de uma infecção com esse vírus a cada 15 minutos no país.

Os números revelam ainda que, do total de 920 mil infectados, 89% foram diagnosticados, 77% fazem tratamento com antirretroviaral, e 94% das pessoas que fazem tratamento não transmitem o HIV, por terem atingido a carga viral indetectável.

Além das palestras, também foram oferecidas testagens  para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites A e B.

O diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado, acompanhou parte dos trabalhos. Ele agradeceu a parceria da Secretaria de Saúde e Bem-Estar e a presença dos servidores.

“Além dos graves malefícios à saúde, o tabagismo não afeta apenas quem fuma, mas também as pessoas que convivem com fumantes. Por isso, a importância de promover a conscientização e estimular a busca por ajuda, como a que é oferecida pela Prefeitura”, destacou Furtado.

Pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar, também participaram das palestras e atendimentos de testagem a enfermeira-chefe Daniela Marins, responsável técnica pela Uaps II); a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Aline de Camargo, e os técnicos de enfermagem Maria Lucia Heck e Geraldo Antônio Morbi.