Semae realiza reparo na rede de esgoto da Ricieri Marcatto, em Cezar de Souza, devido a uma sobrecarga

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

Causa mais provável são ligações irregulares de drenagem de água da chuva no sistema de esgotamento; previsão é concluir serviços ainda nesta terça

03 de fevereiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Semae realizou, nesta terça-feira (03/02), um reparo emergencial num poço de visita da rede de esgoto da avenida Ricieri José Marcatto, próximo à avenida Jacks Jones, em Cezar de Souza, onde houve um extravasamento por sobrecarga. A causa mais provável são ligações irregulares de drenagem de água da chuva no sistema de esgotamento. Poço de visita é o ponto de acesso à rede para inspeção e manutenção.

“Por conta da água da chuva que é lançada incorretamente na rede de esgoto, a rede entra em carga e a força da água danifica a tampa do poço de visita, provocando extravasamento”, explica o chefe da Divisão de Manutenção de Redes de Esgoto da autarquia, Rafael Regueiro. O serviço foi concluído por volta das 17h.

Mais uma vez, a autarquia reforça as orientações aos moradores para a correta separação dos sistemas de drenagem e de esgoto nas residências. Nenhuma rede de esgoto está projetada para receber água da chuva. O normal é que as calhas conduzam a água da chuva para as guias nas ruas, de onde segue para as bocas de lobo e galerias e, na sequência, até os córregos e rios da cidade.

Devido às ligações irregulares, o aumento das chuvas no início do ano eleva a necessidade de manutenção nas tubulações do Semae também por causa do acúmulo de terra que é levada pelas águas pluviais para dentro das tubulações.

Outro tipo de ocorrência comum, nessas situações, é o retorno de esgoto para dentro das casas: isso acontece porque o volume de chuva que chega às tubulações de esgotamento é muito grande, voltando para dentro das residências e causando transtornos aos moradores.

Nas ações de reparo, são utilizados os caminhões combinados da autarquia, que fazem a sucção dos detritos acumulados na rede e o jateamento com água sob pressão, no interior dos canos.

Esta solução é apenas emergencial. Para resolver o problema de forma definitiva, é necessário que cada morador faça uma verificação do sistema de escoamento de água de sua residência.

Trânsito
Para que o Semae realizasse o reparo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito interditou parcialmente um trecho da via – no sentido bairro –, que ficou devidamente sinalizado. Com a conclusão dos trabalhos, o trecho será liberado.