Sistema de Vigilância Socioassistencial de Mogi é referência para Brumadinho
Secretaria de Assistência Social




O prefeito Marcus Melo recebeu, nesta quinta (16/01), representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e da Prefeitura de Brumadinho (MG). Mogi das Cruzes foi indicada pela Drads como um dos modelos paulistas de Vigilância Socioassistencial e os técnicos estiveram na cidade para conhecer detalhes do serviço.
Melo destacou a importância de promover a troca de experiências com outros municípios. “Sempre que possível e necessário, Mogi das Cruzes também busca soluções em outros municípios e é um prazer poder colaborar. Estamos à disposição para ceder o que for preciso: informação, legislação, software, enfim, tudo o que puder ajudar no trabalho de vocês”, afirmou o prefeito.
O assistente social de Brumadinho, Felipe de Souza, agradeceu a oportunidade. “O que estamos vendo em Mogi das Cruzes contribui para oxigenarmos as ideias. Quando aconteceu a tragédia, nos foram solicitado dados e ainda não tínhamos Vigilância Sociassistencial. O sistema foi construído a ‘toque de caixa’ para resolver uma situação emergencial e a meta agora é trabalhar de forma mais planejada e focados na prevenção”, explicou.
Mogi das Cruzes é uma das referências na área de Vigilância Sociassistencial. Criado com exclusividade para a Prefeitura em 2012 e instalado a partir de 2013, o IRSAS – Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social é uma ferramenta que reúne informações de atendimentos realizados na área socioassistencial, integrando e otimizando a rede de atendimento socioassistencial.
O IRSAS possibilita, entre outros mecanismos, acesso à informação em tempo real compartilhada pela rede, possibilitando a análise de oferta e demanda do público em situações de vulnerabilidade. O sistema de cadastro permite o acompanhamento de todos os atendimentos realizados pela rede socioassistencial governamental e não governamental. Ou seja, unidades do Cras, Creas, Centro POP e entidades sociais parceiras.
O grupo coordenado pelo diretor da Drads, Audrey Rodrigues, também visitou a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). "São referências importantes e que podem contribuir para o avanço de outras gestões", comentou. A Ciemp conta com 284 câmeras de monitoramento, sendo 78 câmeras móveis, instaladas em ruas e avenidas, e 206 fixas, instaladas em prédios públicos. O sistema é operado pelos guardas municipais, com a presença de policial militar 24 horas por dia.
Também participaram da visita Guilherme Palleros, coordenador da Vigilância Sociassistencial da Região, Alice Gambardella, pesquisadora da UFPB, Edernaud Arrison de Souza e Priscila de Souza, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05