Téo Cusatis se reúne com Ministério da Saúde para tratar do custeio da Maternidade Municipal

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Reuniões contam com a participação da equipe técnica de saúde de Mogi e também visam buscar recursos para demais programas e ações estratégicas na cidade

13 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, se reuniu nesta quarta-feira (12/11) com equipes técnicas do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para tratar de apoio financeiro e adesão a programas federais voltados à abertura da Maternidade Municipal, entre outros temas estratégicos da rede municipal de saúde. 

De acordo com o prefeito em exercício, a reunião foi estratégica para garantir que a cidade avance com segurança na etapa final para inauguração da Maternidade. “O objetivo da prefeita Mara Bertaiolli e da nossa gestão é assegurar o apoio financeiro do Governo Federal para garantir o pleno funcionamento da unidade, com atendimento humanizado e de excelência às mães e bebês. Além de reforçar o compromisso da administração municipal em ampliar a rede de atenção materno-infantil, queremos garantir a sustentabilidade financeira para os novos equipamentos de saúde que serão entregues à população mogiana”, destaca.

O diálogo com o Ministério da Saúde sobre a Maternidade de Mogi teve início em junho deste ano, quando Téo Cusatis e a secretária municipal de Saude e Bem-Estar, Rebeca Barufi, estiveram em Brasília, reunidos com o ministro Antônio Padilha para discutir a operacionalização da unidade. Já em outubro, em continuidade das tratativas e consolidação das parcerias, o assessor do Ministério da Saúde, Humberto Tobé, foi recebido pela prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito, no gabinete da Prefeitura. Após o encontro, ele visitou as instalações para conhecer a estrutura que abrigará também o Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas.

Equipe técnica
Nesta quarta-feira (12/11), em Brasília, as reuniões contaram com a participação da secretária Rebeca Barufi, da diretora da Rede Básica de Saúde, Juliana Xavier Tavares Soares Matos, da chefe da Divisão de Gestão de Urgências e Emergências (CGHUE), Aline Santos de Lara, e da coordenadora de Odontologia, Paula Regina Lopes Godoy Beono.

O grupo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar foi recebido por Kally Cristina Soares Silva, assessora institucional do Ministério da Saúde; Thaisa Teles, da equipe de Humberto Tobe, supervisor da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR); Amanda Kellen, da Coordenação de Gestão e Apoio Estratégico da Atenção Primária (CGAEP); Joyce Regina dos Santos Monteiro da Silva, da Coordenação de Avaliação e Financiamento (CGFAP); Daniel Moro, da CGSB (Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB); e Luiza Mendonça, da Rede Alyne.

Na oportunidade, foram apresentados ofícios protocolados pelo município, solicitando apoio financeiro mensal e adesão a programas federais específicos para garantir o custeio e funcionamento da Maternidade Municipal, cuja estrutura moderna e funcional foi concebida para oferecer atendimento integral e humanizado às gestantes, puérperas e recém-nascidos.

Com sete pavimentos e 90 leitos, a unidade está preparada para atender demandas ambulatoriais, de urgência e emergência, com serviços especializados em obstetrícia, neonatologia, diagnóstico por imagem, banco de leite humano e atenção multidisciplinar. 

A equipe enfatizou aos representantes do Ministério da Saúde a importância da implantação da Maternidade para o fortalecimento da rede materno-infantil de Mogi das Cruzes, ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade.

Também foram solicitados apoio financeiro e adesão a programas nas áreas de Atenção Primária à Saúde, urgências e emergências, Atenção Especializada, entre outras. Entre os pedidos, destacam-se a ampliação do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), essencial para sustentar o custeio das novas internações e procedimentos neonatais; disponibilidade de Carretas do programa federal “Agora Tem Especialista”; previsão de incentivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, no qual o município já foi selecionado; apoio à Cidade da Saúde, que deve contemplar o Centro de Especialidade Odontológica (CEO); além de atualização e regularização do cadastro junto ao Ministério da Saúde, para habilitação e qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rodeio e Jundiapeba, condição indispensável para recebimento dos recursos federais correspondentes.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforça o compromisso da atual gestão com a ampliação da rede materno-infantil. “Estamos trabalhando para que cada detalhe da Maternidade traduza o cuidado, o acolhimento e a segurança que nossas mulheres e nossos bebês merecem. Esta é a determinação da nossa prefeita. E essa articulação com o Ministério da Saúde é essencial para que o serviço nasça forte e sustentável”, enfatiza.

O encontro também resultou em encaminhamentos técnicos para análise e priorização das demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.