Téo Cusatis se reúne com Ministério da Saúde para tratar do custeio da Maternidade Municipal
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Reuniões contam com a participação da equipe técnica de saúde de Mogi e também visam buscar recursos para demais programas e ações estratégicas na cidade

O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, se reuniu nesta quarta-feira (12/11) com equipes técnicas do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para tratar de apoio financeiro e adesão a programas federais voltados à abertura da Maternidade Municipal, entre outros temas estratégicos da rede municipal de saúde.
De acordo com o prefeito em exercício, a reunião foi estratégica para garantir que a cidade avance com segurança na etapa final para inauguração da Maternidade. “O objetivo da prefeita Mara Bertaiolli e da nossa gestão é assegurar o apoio financeiro do Governo Federal para garantir o pleno funcionamento da unidade, com atendimento humanizado e de excelência às mães e bebês. Além de reforçar o compromisso da administração municipal em ampliar a rede de atenção materno-infantil, queremos garantir a sustentabilidade financeira para os novos equipamentos de saúde que serão entregues à população mogiana”, destaca.
O diálogo com o Ministério da Saúde sobre a Maternidade de Mogi teve início em junho deste ano, quando Téo Cusatis e a secretária municipal de Saude e Bem-Estar, Rebeca Barufi, estiveram em Brasília, reunidos com o ministro Antônio Padilha para discutir a operacionalização da unidade. Já em outubro, em continuidade das tratativas e consolidação das parcerias, o assessor do Ministério da Saúde, Humberto Tobé, foi recebido pela prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito, no gabinete da Prefeitura. Após o encontro, ele visitou as instalações para conhecer a estrutura que abrigará também o Hospital da Mulher e da Criança, em Braz Cubas.
Equipe técnica
Nesta quarta-feira (12/11), em Brasília, as reuniões contaram com a participação da secretária Rebeca Barufi, da diretora da Rede Básica de Saúde, Juliana Xavier Tavares Soares Matos, da chefe da Divisão de Gestão de Urgências e Emergências (CGHUE), Aline Santos de Lara, e da coordenadora de Odontologia, Paula Regina Lopes Godoy Beono.
O grupo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar foi recebido por Kally Cristina Soares Silva, assessora institucional do Ministério da Saúde; Thaisa Teles, da equipe de Humberto Tobe, supervisor da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR); Amanda Kellen, da Coordenação de Gestão e Apoio Estratégico da Atenção Primária (CGAEP); Joyce Regina dos Santos Monteiro da Silva, da Coordenação de Avaliação e Financiamento (CGFAP); Daniel Moro, da CGSB (Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB); e Luiza Mendonça, da Rede Alyne.
Na oportunidade, foram apresentados ofícios protocolados pelo município, solicitando apoio financeiro mensal e adesão a programas federais específicos para garantir o custeio e funcionamento da Maternidade Municipal, cuja estrutura moderna e funcional foi concebida para oferecer atendimento integral e humanizado às gestantes, puérperas e recém-nascidos.
Com sete pavimentos e 90 leitos, a unidade está preparada para atender demandas ambulatoriais, de urgência e emergência, com serviços especializados em obstetrícia, neonatologia, diagnóstico por imagem, banco de leite humano e atenção multidisciplinar.
A equipe enfatizou aos representantes do Ministério da Saúde a importância da implantação da Maternidade para o fortalecimento da rede materno-infantil de Mogi das Cruzes, ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade.
Também foram solicitados apoio financeiro e adesão a programas nas áreas de Atenção Primária à Saúde, urgências e emergências, Atenção Especializada, entre outras. Entre os pedidos, destacam-se a ampliação do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), essencial para sustentar o custeio das novas internações e procedimentos neonatais; disponibilidade de Carretas do programa federal “Agora Tem Especialista”; previsão de incentivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, no qual o município já foi selecionado; apoio à Cidade da Saúde, que deve contemplar o Centro de Especialidade Odontológica (CEO); além de atualização e regularização do cadastro junto ao Ministério da Saúde, para habilitação e qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rodeio e Jundiapeba, condição indispensável para recebimento dos recursos federais correspondentes.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforça o compromisso da atual gestão com a ampliação da rede materno-infantil. “Estamos trabalhando para que cada detalhe da Maternidade traduza o cuidado, o acolhimento e a segurança que nossas mulheres e nossos bebês merecem. Esta é a determinação da nossa prefeita. E essa articulação com o Ministério da Saúde é essencial para que o serviço nasça forte e sustentável”, enfatiza.
O encontro também resultou em encaminhamentos técnicos para análise e priorização das demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.
Prefeitura de Mogi instala 16 novos pontos de ônibus com abrigo
Téo Cusatis se reúne com Ministério da Saúde para tratar do custeio da Maternidade Municipal
Nogueirão receberá final do Campeonato Paulista Sub-20 neste domingo
Prefeitura avança com visitas monitoradas do programa Mogi+Leite para fortalecer a pecuária leiteira
Concerto encerra temporada 2025 das bandas escolares neste sábado (15/11)