Vila Dignidade comemora neste sábado 10 anos de atividades

Secretaria de Assistência Social

O condomínio é formado por 22 residências voltadas a pessoas idosas de baixa renda e oferta qualidade de vida 

15 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Vila Dignidade receberá neste sábado (16/08) uma comemoração pelos 10 anos de atividades. O equipamento, inaugurado oficialmente no dia 15 de agosto de 2015, é um condomínio formado por 22 residências voltadas para pessoas idosas de baixa renda, porém independentes. Para celebrar a data, será servido bolo de aniversário e também salgados às pessoas idosas residentes. Haverá ainda um sanfoneiro voluntário, para garantir a trilha sonora e a participação do grupo Doutores Palhaços, do Instituto Júlio Simões, para entreter e divertir os presentes. 

Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas idosas que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência, estimular o alcance da autossustentação e prevenir o asilamento. 

O projeto nasceu a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado de São Paulo. As pessoas idosas são direcionadas ao serviço por meio de encaminhamentos realizados pela rede socioassistencial, como CREAS e CRAS, entre outros. As inserções são realizadas conforme a disponibilidade de vagas. 

Atualmente, há 23 pessoas idosas residindo na Vila Dignidade - um casal e 21 pessoas idosas que moram sozinhas. Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para construção de jardim ou horta. Todas são equipadas com recursos de acessibilidade. Além das residências, a vila conta com jardim, horta e salão de festas.