Vila Industrial é tricampeã do Carnaval de Mogi das Cruzes
Secretaria de Cultura
Com nota máxima em praticamente todos os quesitos, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Vila Industrial conquistou, na manhã desta segunda-feira (24/02), o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval Mogi das Cruzes 2020. A agremiação chega ao tricampeonato ao repetir os feitos das duas disputas anteriores (2019 e 2016).
A apuração e divulgação das notas, o anúncio da campeã e a entrega de troféus foram realizados no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A Vila Industrial obteve 179,9 pontos. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do São João, com 177,7; seguida da Estação 1ª de Brás Cubas (171,1) e Acadêmicos da Fiel (162,4).
A Guerreiras de Fogo fez 171 pontos. A escola desfilou pelo grupo de retorno, que contempla agremiações que não participaram da edição anterior da festividade, mas que desejavam retornar ao Carnaval em 2020.
Com o enredo “O Canto das Três Raças”, a Vila Industrial fez uma leitura das três raças predominantes no Brasil, que são os índios, brancos e negros, e mostrou a influência delas no aspecto físico do brasileiro e também na arte, cultura, fé, caráter, além das lutas cívicas por direitos.
O objetivo, segundo a agremiação, foi recontar um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações.
“Este foi um dos carnavais mais bonitos que já tivemos na cidade. Agradeço o trabalho de vocês. Parabéns a todas as agremiações, que entenderam a proposta da Prefeitura de fortalecer o diálogo com a comunidade. Fomentem o retorno das escolas antigas, estimulem a formação de blocos, o carnaval de rua, que foi fortalecido pelo prefeito Marcus Melo”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ao final da apuração.
“Parabéns à Vila Industrial, muito mais pelo trabalho do que pelo prêmio. A escola fez um desfile belíssimo, com um carro alegórico que talvez seja o maior já visto no carnaval de Mogi das Cruzes e construiu um excelente trabalho com a comunidade”, completou Sartori, ressaltando o fato de que não foi registrada, na área dos desfiles, nenhuma ocorrência policial ou de socorro para atendimento de saúde.
Público de 12 mil pessoas prestigia o desfile das escolas de samba na Avenida Cívica
As escolas de samba animaram o público que compareceu à Avenida Cívica no domingo (23/02), no Carnaval Mogi das Cruzes 2020. Com uma boa estrutura para as pessoas e segurança reforçada nas imediações, o desfile transcorreu com muita alegria e animação, em um clima familiar e com total tranquilidade. A Secretaria Municipal de Segurança calculou um público de 12 mil pessoas presentes na avenida.
O prefeito Marcus Melo acompanhou o desfile ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. Eles percorreram o espaço reservado ao público e conversaram com os mogianos que foram à Avenida Cívica: “É um Carnaval bem organizado, com segurança e desfiles que animam as pessoas todas as idades, desde as crianças até os jovens, os adultos e os idosos. É o Carnaval da família mogiana”, disse Melo. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, coordenou o desfile.
O investimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Carnaval 2020 foi de R$ 324 mil, incluindo a infraestrutura e demais itens da Avenida Cívica, incluindo os repasses para as escolas de samba e também o apoio ao Carnaval de Rua.
Desfile
A programação de domingo começou com o Bloco 60 Mais, que animou o público com marchinhas tradicionais de Carnaval. Em seguida, abrindo os desfiles, veio a escola de samba Guerreiras de Fogo, que abordou a cultura e a arte nordestinas na passarela, com o enredo “Não troco meu oxente pelo ok dessa gente”. A agremiação fez referências ao cangaço, aos trabalhos artesanais, à literatura de cordel, ao afoxé, ao candomblé, ao maracatu, ao frevo, à vaquejada e à festa junina.
A segunda escola a se apresentar na Avenida Cívica foi a Acadêmicos da Fiel, com o enredo “Saúde: um bem comum que necessita de educação para sua promoção e prevenção”. A importância da prevenção, as políticas públicas para o setor, a saúde nas escolas e as campanhas de prevenção foram alguns dos temas mencionados, com destaque para uma ala dedicada ao personagem Zé Gotinha.
A Unidos da Vila Industrial trouxe o enredo “O Canto das Três Raças” para a Avenida Cívica, com uma leitura das três raças predominantes no Brasil - os brancos, negros e índios. A agremiação mostrou a influência da miscigenação no aspecto físico do brasileiro e também na arte, na cultura, na fé, além das lutas cívicas por direitos. A tradicional escola recontou um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações
Uma homenagem a Leonardo da Vinci marcou o desfile da Acadêmicos do São João. A escola mostrou toda a genialidade de da Vinci, destacando as mudanças culturais que ocorreram entre os séculos XIII e XVII, desde as pesquisas científicas proibidas até o momento em que os sonhos e a liberdade de criar voltaram à cena, tendo Leonardo da Vinci e suas obras como um dos ápices.
Finalizando o desfile de domingo, a Estação 1ª de Brás Cubas falou sobre o tema “Romaria Negra, no Altar do Tempo: a Procissão da Vida”. O enredo abordou a raça negra e as matrizes africanas, mostrando aspectos como a fé, a dança, os louvores e os cantos, enaltecendo as virtudes do povo africano, as injustiças do tempo de escravidão e os importantes valores por eles trazidos e incorporados à cultura do povo brasileiro.
O chefe de gabinete e ouvidor geral, Romildo Campello, e os secretários Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança), Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos), Clóvis da Silva Hatiw Lú Jr. (Finanças), Marcos Regueiro (Gestão) e Glauco Luiz Silva (diretor-geral do Semae) também prestigiaram o desfile, além dos vereadores Marcos Furlan e Protássio Nogueira. (Marco Aurélio Sobreiro e Julio Nogueira)
Avenida Cívica recebe grande evento natalino a partir desta quinta-feira
Departamento Pedagógico divulga resultado da votação popular para escolha dos nomes da Turma do Itapeti
Mogi das Cruzes segue na liderança da geração de emprego no Alto Tietê, com 5.662 novas vagas em 2024
Versão inédita do clássico balé “O Quebra-Nozes” será atração de Natal de Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes participa de evento sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Brasília