Defesa Civil de Mogi das Cruzes faz vistorias preventivas para evitar ocorrências em dias de chuva
Secretaria de Segurança
Trabalho faz parte da rotina da equipe durante toda a Operação Verão, criada pela Prefeitura para preservar vidas durante a estação mais chuvosa do ano

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes está fazendo diariamente vistorias preventivas em toda a cidade para verificar a situação de regiões com maior risco de incidentes por conta de chuvas fortes ou que já tenham apresentado alguma ocorrência. O trabalho faz parte da rotina da equipe da Operação Verão, lançada em dezembro de 2025 pela prefeita Mara Bertaiolli com um conjunto de ações estratégicas para preservar vidas.
“O nosso trabalho vai além das ações emergenciais, que são aquelas que fazemos no momento das chuvas ou de pós-temporais. Temos uma programação diária de ações preventivas, com vistorias de regiões com maior risco de alagamentos, quedas de árvores ou deslizamentos, por exemplo, além de outros serviços que evitam consequências mais sérias depois de tempestades, que são muito comuns nesta época do ano”, explica o gestor da Defesa Civil de Mogi, tenente-coronel Reinaldo Nascimento.
As equipes da Prefeitura que compõem a Operação Verão, como as da Defesa Civil e das Secretarias de Serviços Urbanos e Zeladoria, Segurança, Mobilidade e Assistência Social, seguem uma rotina de prevenções, vistorias e tarefas corretivas, quando necessárias. “Nesta semana, por exemplo, desassoreamos o rio Jundiaí, que já havia passado por limpeza e desassoreamento de forma contínua, desde outubro do ano passado, já para preparar a área para as chuvas previstas para este verão”.
Nascimento reforça a importância da colaboração da população para manter os rios e córregos limpos. “Todo e qualquer lixo ou entulho jogado na rua, seja qual for o lugar, vão parar nos rios e isso faz a água da chuva ir para as casas, alagar vias, causar danos, muitas vezes, irreparáveis. Cuidados simples no dia a dia podem evitar tragédias”, alerta o coronel.
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo, entulho e outros materiais pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura. “Nossas câmeras do Smart Mogi já flagraram muitos casos de descarte de lixo em córregos e outras áreas, mas a participação dos mogianos é fundamental”.
Urgências e emergências
Também é para o 153 (COI) ou para o 199 (Defesa Civil) que as pessoas devem ligar em casos de urgência e emergência relacionados às chuvas.
A orientação da Defesa Civil de Mogi, em casos de tempestades, é evitar ficar próximo a árvores, recolher objetos soltos, reduzir velocidade ao dirigir e, se possível, ficar em casa ou em algum local que sirva de abrigo.
Mogi das Cruzes encerra participação na Copa São Paulo com balanço positivo dentro e fora do campo
Praça da Cidadania de Mogi abre inscrições para o primeiro ciclo de cursos gratuitos de 2026
Defesa Civil de Mogi das Cruzes faz vistorias preventivas para evitar ocorrências em dias de chuva
Primeira reunião do ano da CPL do Leite AGROALT define metas e ações para 2026
Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) tem 100 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos