Mogi das Cruzes recebe Oficina Preparatória para a Operação Verão, com 39 municípios
Secretaria de Segurança






Mogi das Cruzes recebe nesta segunda e terça-feira (17 e 18/10) a Oficina Preparatória Operação Chuvas de Verão 2022/23, promovida pela Coordenadoria de Proteção Defesa Civil, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. O treinamento está sendo realizado no Tiro de Guerra e tem a participação de representantes de 39 municípios da Região Metropolitana, com 140 agentes inscritos.
Durante os dois dias da capacitação, os participantes estão recebendo orientações sobre os mais diversos aspectos do trabalho de prevenção a problemas relacionados ao período de chuvas. As atividades são ministradas pela Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e Climatempo, especialista em meteorologia. Também foi realizada vistoria de campo, acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
No primeiro dia, foram tratados os temas Policiamento Ambiental, Meteorologia e Análise de Solo. Já na segunda etapa do treinamento, as orientações são sobre Epidemias e Doenças Hídricas, Assistência Social na Emergência, Abrigamento e Montagem de Gabinete de Crise. Ao todo, a capacitação terá 17 horas de atividades.
Ao final das atividades, os municípios participantes receberão um kit de equipamentos da Defesa Civil do Estado para auxiliar no atendimento à população em casos de urgência ou emergência.
“A capacitação contínua e a troca de experiências entre profissionais é importante para oferecer um serviço cada vez mais eficiente para a população. Receber representantes de toda a Região Metropolitana de São Paulo em nossa cidade é uma satisfação e mostra que o trabalho realizado em Mogi das Cruzes é referência no estado”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
A Operação Verão ocorre entre os meses de dezembro e março, os meses com maior incidência de chuvas na região. Durante este período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridades para toda a estrutura da Prefeitura e órgãos de atendimento participantes. Além disso, o acompanhamento das áreas de risco também é intensificado.
O trabalho preventivo também ocorre no período que antecede a temporada de chuvas, com ações de manutenção da estrutura de drenagem e monitoramento contínuo das áreas identificadas como de risco.
Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Os dois atendem a população 24 horas por dia.

Prefeita Mara Bertaiolli anuncia retomada da UnicaFisio de Braz Cubas em evento da unidade do Rodeio

Garça é resgatada no Parque Centenário com apoio do Centro de Controle de Zoonoses

Prefeita Mara Bertaiolli retoma programa Rua + Feliz em evento com mais de mil pessoas

Parceria do programa Crescer com o Sebrae-SP forma 114 alunos empreendedores

Secretaria de Agricultura entrega mais de 350 itens para a Campanha do Agasalho 2025