Saúde promove busca ativa de casos suspeitos de tuberculose

23 de março de 2023
Pacientes com sintomas devem solicitar o exame

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, até 31 de março, uma Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. O trabalho faz parte das ações em torno do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta sexta-feira, dia 24 de março, com objetivo de identificar precocemente pessoas com tosse persistente e realizar a coleta de material para exames.

A estratégia consiste em questionar os pacientes e usuários presentes nas unidades de saúde sobre a presença de tosse há mais de 15 dias e, em caso positivo, solicitar o exame indicado (baciloscopia de escarro). Os casos positivos são encaminhados para tratamento.

A Campanha é coordenada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, mas é desenvolvida em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges. É causada pelo Bacilo de Koch (BK) e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela fala, tosse ou espirro.

Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos. Os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou diretamente o programa, que funciona na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde UAPS-1. O endereço é Rua Francisco Franco, 358, no Centro. Informações pelo 4724-8047.