Prefeitura de Mogi das Cruzes promove "Ação SP por Todas" na região central

Secretaria da Mulher

26 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou da "Ação SP por Todas", nesta manhã de terça-feira (26/08), no Largo do Rosário. A ação fez parte de um amplo trabalho realizado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo para marcar a Campanha Agosto Lilás em mais de 140 municípios.

O objetivo principal da "Ação SP por Todas" é reforçar, junto à população, o compromisso de combater todas as formas de violência contra a mulher, bem como os recursos e políticas públicas oferecidos não apenas para proteção e acolhimento, mas também para a reconstrução de suas vidas. 

Quem passou pelo Largo do Rosário, pelo cruzamento da rua José Bonifácio com a Dr. Deodato Wertheimer e outros espaços públicos da região central pode conhecer as etapas do atendimento disponibilizado às mulheres vítimas de violência. Desde a denúncia, atendimento especializado e o recomeço, com iniciativas de capacitação e geração de renda, que possam favorecer a independência e romper o ciclo da dependência do agressor.

“O Agosto Lilás é o mês escolhido para uma grande mobilização da sociedade em torno da causa. É também uma oportunidade para mostrarmos que nenhuma mulher está sozinha e que existem caminhos para denunciar, oferecer acolhimento e novas oportunidades”, explica a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.

A conscientização pelo fim da violência contra a mulher é o foco da campanha e um dos pilares do movimento SP por Todas, promovido para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres. Em Mogi das Cruzes, várias ações estão em andamento desde o início do mês “Agosto Lilás”, campanha foi criada para divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), os serviços especializados de atendimento às vítimas e as formas de denunciar. 

Integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, levaram informações sobre violência doméstica para unidades de saúde, escolas e organizações sociais parceiras com detalhes sobre os tipos de violência: Física, Psicológica, Moral, Sexual e Patrimonial – e as formas de reconhecê-las. 

AGOSTO LILAS
Nesta quarta-feira (27/8), às 11 horas, será realizado o lançamento do aplicativo "SOS Mulher Mogiana" no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que fica na Rua Francisco Franco, 133 – Centro. O app funciona como uma ferramenta de emergência para mulheres que possuem medidas protetivas, permitindo que elas acionem rapidamente as autoridades em caso de risco.

Na quinta (28), a partir das 9 horas, no Cemforpe, será promovido o evento “Dando Voz às Mulheres”, parceria entre as Secretarias Municipal da Mulher e de Segurança, com palestras para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Os detalhes da Lei Maria da Penha serão apresentados pela comandante da Patrulha Maria da Penha, Tamires Pedroso, e pelo GCM Ricardo Sanches. A dra. Margarete Barreto, Delegada Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes, encerra o evento com palestra sobre atuação no município.