Ações de educação para o trânsito da Prefeitura alcançam quase 50 mil pessoas
Secretaria de Mobilidade e Trânsito
Com operações especiais, palestras, cursos de capacitação e Escola Mirim de Trânsito, administração tem conquistado resultados positivos, com quedas no número de acidentes

As ações de educação para o trânsito realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes durante o ano de 2025 alcançaram 47.956 pessoas. O número corresponde a operações especiais, palestras, capacitações e a Escola Mirim de Trânsito, que ensina, de forma lúdica, as crianças sobre as regras de trânsito, com foco na preservação de vidas e na segurança de todos.
Entre as operações feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito neste ano, destacam-se a Operação Volta às Aulas, as edições da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), com a participação de outros órgãos de trânsito, como Detran e Dnit, Operação Travessia Escolar, Pit Stop para Motociclistas, Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito e Travessia Segura.
“Essas operações são feitas na rua, em pontos estratégicos da cidade, para orientar, conscientizar e educar condutores e pedestres sobre suas responsabilidades, os riscos e as medidas preventivas que todos podem adotar para preservarmos vidas e evitarmos acidentes”, explica Felício Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.
Outra ação de impacto feita pela Prefeitura foi a “sentindo na pele”, realizada em novembro, na sede do paço municipal. Mais de 70 motoristas das empresas de ônibus da cidade trocaram de lugar com os passageiros, usando cadeira de rodas, colocando peso nas pernas, usando venda e bengala e circulando em um ônibus lotado, com um condutor que dava freadas bruscas e não tinha nenhum cuidado ou simpatia com as pessoas. “Foi uma forma de sensibilizar os motoristas sobre a importância de tratar os passageiros com respeito, educação e cuidado, principalmente idosos, gestantes, pessoas com criança de colo e as com deficiência”, reforça Kamiyama.
Além disso, também ocorreram capacitações de pilotagem segura, simulado de emergência, palestras e outros cursos, tanto para pessoas comuns quanto para profissionais das concessionárias do transporte público. No total, 43.100 pessoas participaram dessas atividades. E 4.856 crianças foram atendidas pela Escola Mirim de Trânsito, seja na própria unidade escolar ou na sede da Escola Mirim, em César de Souza. Nesta ação, os pequenos aprendem de forma divertida, em um espaço que simula uma cidade real, como as pessoas devem se comportar de forma segura no trânsito.
Na simulação, há placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos e bicicletas infantis, que fazem o papel dos veículos. “As crianças são as maiores multiplicadoras que existem. Elas dão exemplo para pais, tios, avós, irmãos, primos, vizinhos... E, quando presenciam alguma atitude arriscada, chamam a atenção dos adultos. Isso acaba tendo um impacto muito grande na sociedade”, completa o secretário.
De fevereiro a dezembro de 2025, 24 escolas municipais e 17 particulares receberam a Escola Mirim de Trânsito.
Queda no número de acidentes
Dados do Infosiga, plataforma oficial de estatísticas de trânsito do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran), mostram que as ações educativas da Prefeitura de Mogi têm dado resultado. Nos primeiros nove meses deste ano, por exemplo, os acidentes nas vias da cidade tiveram queda de 23,9%.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram 672 sinistros, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram 883.
Ações de educação para o trânsito da Prefeitura alcançam quase 50 mil pessoas
Fiscalização da Prefeitura de Mogi multa 15 estabelecimentos e notifica 8 por descumprimento à Lei Seca
Obra para redução de vazamentos exigirá suspensão do abastecimento de água, no dia 7
Prazo para negociar dívidas de ISS e taxas com desconto de juros e multas termina nesta quarta (31)
Túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biagio será interditado nesta sexta-feira para manutenção