Agricultura e Fatec promovem encontro sobre rastreabilidade e boas práticas agrícolas em Mogi
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
O grupo discutiu a importância da rastreabilidade e como o município tem avançado na adoção das normas previstas pelo Ministério da Agricultura e ANVISA; houve visita a boxes do Mercado Produtor “Minor Harada” para troca de experiências;
A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes, em parceria com a Fatec Mogi das Cruzes, promoveu, no último fim de semana, uma ação voltada ao fortalecimento da rastreabilidade de produtos vegetais frescos - tema essencial para a segurança alimentar, transparência da cadeia produtiva e conformidade com as normas nacionais.
O encontro, realizado na sede da Agricultura, reuniu alunos da Fatec, servidores municipais e produtores rurais. O grupo discutiu a importância da rastreabilidade e como o município tem avançado na adoção das normas previstas pela Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018 (ANVISA/MAPA). A iniciativa reforça o compromisso de Mogi das Cruzes em aprimorar continuamente seus processos agrícolas e se consolidar como referência regional.
Além de palestra e manifestações entre os participantes, sobre a prática de rastreabilidade no campo, a programação do evento incluiu visita ao Mercado do Produtor “Minor Harada”, no Mogilar. Na oportunidade, permissionários também puderam apresentar, na prática, como aplicam o sistema de rastreabilidade em seus produtos — desde o registro de origem e manejo até o controle de lotes e informações repassadas ao consumidor.
Para a secretária adjunta de Agricultura, Mariana Fraga, o encontro reafirma o papel estratégico de Mogi na produção segura de alimentos. “A rastreabilidade garante confiança, transparência e responsabilidade em toda a cadeia produtiva. É um tema importante que fortalece o processo de comercialização de vegetais frescos que chegam às famílias mogianas.”
A diretora da SMASA, Cristiane Nascimento, destacou a importância da parceria com instituições de ensino no processo de formação técnica. “A presença da Fatec enriquece o debate e amplia a capacidade de difusão do conhecimento. Quanto mais profissionais entenderem e aplicarem essas normas, maior é a segurança alimentar que oferecemos à população.”
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Estudantes da EM Heliana Mafra assistem a documentário mogiano sobre o legado do artista Chang Dai-Chien
Ventos e queda de energia podem provocar intermitência no abastecimento de água
Prefeitura entrega mais 63 matrículas de imóveis para famílias de núcleos de interesse social regularizados
Alunos de escola municipal rural visitam exposição sobre diversidade e identidade em São Paulo