Secretaria de Educação realiza formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa e acessibilidade
Secretaria de Educação
Encontro faz parte do ciclo formativo promovido pelo Pró-Escolar, que terá novas formações ao longo do ano.






A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou nesta terça-feira (08/07) o Encontro de Formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa e Acessibilidade Curricular, direcionada aos profissionais de apoio que atuam nas escolas municipais da cidade no atendimento no atendimento às crianças público-alvo da Educação Especial. A formação foi dividida em grupos no Auditório e Bloco Didático do Cemforpe, além dos equipamentos que atendem os estudantes, como a Emesp Profª Jovita Franco Arouche, Pró-Escolar e as salas polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O eixo formativo deste ano é a acessibilidade curricular. A partir do tema, os profissionais estão participando de formações com especialistas da área e convidados. No Bloco Didático do Cemforpe, no período da manhã, a formação foi ministrada por Silvany Leite, professora especialista, e Elisa Correa, psicopedagoga, da equipe do Pró-Escolar, responsável pelos profissionais de apoio. “Fizemos estudos de casos selecionados de crianças com alguma deficiência no contexto escolar, seus desafios e estratégias”, contou Silvany.
Na Emesp, Pró-Escolar e salas de AEE, os profissionais tiveram a oportunidade de compartilhar e trocar experiências com os especialistas que atendem os alunos no contraturno das aulas. “Nos equipamentos, os profissionais também fizeram estudos de caso diretamente com os especialistas que atendem os alunos”, explicou Elisa. A formação teve continuidade com atividades on-line sobre acessibilidade curricular.
No Auditório do Cemforpe, o tema da formação foi “Comunicação Aumentativa e Alternativa”, destinada aos novos profissionais que iniciaram suas atividades nas escolas recentemente. Realizada nos dois períodos, a formação foi ministrada por Luciana Goulart, fonoaudióloga que atua na rede municipal desde 2008 e atualmente está na Emesp. É especialista em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista e em Comunicação Aumentativa e Alternativa.
“Nosso encontro foi para mostrar, despertar nos profissionais de apoio a importância da comunicação alternativa para aquelas crianças com necessidades complexas de comunicação, trazendo para eles que comunicar não é somente fala e que isso pode ser feito através dos símbolos”, explicou Luciana. “Grande parte das nossas crianças dentro do TEA não comunicam, o que está em torno de 35% dentro do próprio espectro. Nosso intuito é que eles busquem ferramentas para dar voz para aquelas crianças que não conseguem se comunicar através da oralidade”, completou.
Ainda neste mês, os profissionais terão mais uma semana de formação entre os dias 22 e 25 de julho. Os encontros são planejados a partir de trilhas temáticas que dialogam com os desafios enfrentados no cotidiano escolar. A iniciativa integra as ações do Pró-Escolar, equipamento do Departamento de Educação Especial e Inclusiva voltado à inclusão e ao atendimento educacional especializado. Atualmente, a rede municipal de Mogi das Cruzes conta com 260 profissionais de apoio.

Mogi intensifica combate às hepatites virais com a campanha Julho Amarelo

Pesquisa com síndicos de condomínios de interesse social avança e secretaria prepara reunião presencial

Serviços essenciais funcionarão normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho
“Arraiá” anima Feira Noturna de Braz Cubas com comidas típicas, decoração e descontos especiais

Secretaria de Educação realiza formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa e acessibilidade