Secretaria de Segurança promove Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático
Secretaria de Segurança












A Secretaria Municipal de Segurança realizou, na quinta e sexta-feira (19 e 20/5), o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, voltado para profissionais de segurança e que reuniu uma turma de 40 alunos, formada por guardas municipais, policiais civis, militares e penais. O curso foi ministrado no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e é considerado uma formação avançada de atendimento e encaminhamento de vítimas.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o curso é de alto nível e sua realização em Mogi das Cruzes faz parte do processo contínuo de integração das forças de segurança. “É uma qualificação avançada e, por isso, abrimos a turma para guardas municipais, policiais civis e militares, pois trabalhamos com o objetivo de proporcionar uma formação cada vez melhor a esses profissionais, que se reflete na melhoria de segurança pública como um todo”, comenta.
O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático é uma assistência de trauma prestada a feridos que apresentam quadros graves, como, por exemplo, hemorragias, fraturas ou ferimentos de arma de fogo ou armas brancas – incluindo principalmente ocorrências que envolvam agentes de segurança, mas também cidadãos. Em casos como esse, o primeiro atendimento é fundamental, incluindo informar a situação em detalhes aos médicos socorristas e adiantando, por exemplo, as condições em que os feridos se encontram.
Toriel Sardinha destaca a qualificação do professor responsável pelo curso. Trata-se do policial civil Thiago Gouveia, que trabalha na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e ministra cursos de APH em vários municípios: “Conseguimos trazer esta formação para Mogi das Cruzes, com um professor reconhecido pela excelência do curso que oferece”, destaca.
A turma teve 40 participantes no total, sendo 25 guardas municipais, 5 policiais civis, 5 policiais militares e 5 policiais penais. Nos dois dias, as aulas ocorreram das 8h às 17h, incluindo aulas teóricas em sala e simulações práticas.
Prefeita Mara Bertaiolli dá início à obra do Cempre de Taiaçupeba neste sábado (17/05)

Guarda Civil Municipal detém dois suspeitos e apreende 1,5 mil porções de entorpecentes

Final de semana em Mogi das Cruzes tem intensa programação esportiva

Túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição para manutenção

Na terça-feira (20/05), autarquia limpará reservatório do Parque São Martinho