Santos vence o Campeonato Paulista Sub-20 em grande jogo no Nogueirão

Secretaria de Esportes e Lazer

17 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 5 mil pessoas estiveram no estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, neste domingo (16/11) para acompanhar a decisão do Campeonato Paulista Sub-20. O Santos venceu o São Paulo nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal, e conquistou o título da competição.

O vice-prefeito Téo Cusatis acompanhou a partida e participou da entrega das medalhas e troféu para as equipes, representando a prefeita Mara Bertaiolli. Ele destacou a importância da partida para o esporte em Mogi das Cruzes e para o trabalho de retomada do futebol na cidade que está sendo realizado pela Prefeitura.

“Pela primeira vez na história, Mogi das Cruzes recebeu a final do Campeonato Paulista Sub-20 da Federação Paulista de Futebol. É um marco que mostra que a cidade está reconquistando seu protagonismo e voltando a ocupar o lugar de importância que merece na região e no Estado de São Paulo. Estádio cheio, segurança reforçada e muita emoção até o último minuto”, destacou Téo Cusatis.

Muitas famílias estiveram no Nogueirão para assistir ao jogo e torcer pelo São Paulo, já que o jogo teve torcida única, como é regra nos clássicos estaduais, quem que apenas torcedores da equipe mandante podem ir ao estádio. Desde o início da tarde, os torcedores chegaram ao Nogueirão, que estava com a estrutura preparada para receber um grande público.

A Prefeitura trabalhou intensamente para que a realização da partida, que teve entrada gratuita. A segurança do Nogueirão e do entorno foi realizada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, com um planejamento especial para garantir a tranquilidade dos torcedores.

A administração municipal também realizou uma série de trabalhos de manutenção no estádio para receber o jogo. Entre as ações estão pintura de espaços, limpeza das arquibancadas, revisão na cobertura do estádio, calhas e estrutura elétrica. Além disso, foi feita a revitalização da sinalização de trânsito no entorno do estádio e da parte interna, com a pintura de locais para pessoas com deficiência e sinalização das saídas.

O jogo

A partida teve emoção do começo ao fim. Mandante da partida, o São Paulo aproveitou a força da torcida para um início arrasador. Lucca abriu o placar aos 4min e marcou o segundo aos 14min do primeiro tempo. O domínio do Tricolor se manteve e, aos 35min, Igor Felisberto ampliou para a festa dos são-paulinos, que eram torcida única no Nogueirão.

Antes do final do primeiro tempo, ainda deu tempo para o Santos descontar. Aos 43min, João Ananias marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. A reação santista continuou no segundo tempo, com mais dois gols. Aos 25min, Bernardo marcou o segundo e, aos 36min, João Ananias marcou novamente, empatando a partida em 3 a 3.

Como o primeiro confronto, na Vila Belmiro, havia terminado empatado por 1 a 1, a decisão do título foi para a cobrança de pênaltis. O Santos foi mais eficiente e venceu a disputa por 4 a 3, comemorando o título do Campeonato Paulista Sub-20.