Niterra do Brasil, em parceria com Fundo Social e ONG Cabelegria, promove ação especial neste sábado

Fundo Social

Serão oferecidos cortes gratuitos de cabelo e haverá também distribuição de perucas e arrecadação de absorventes

18 de março de 2024

Neste sábado (23/03), das 8h às 16h, a empresa Niterra do Brasil, em parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes e a ONG Cabelegria, vai promover uma ação especial de corte de cabelos no Largo do Rosário. O propósito é social, portanto o objetivo é arrecadar recursos que serão destinados à ONG e também absorventes, que vão para a campanha Tia Chica, do Fundo Social.

O corte de cabelo será gratuito para pessoas que possam doar no mínimo 15 centímetros de cabelo, ou terá um valor solidário de R$ 25,00 para as que não atendam esse pré-requisito. Todo cabelo doado será utilizado para confecção de perucas para pessoas com doenças que causam queda de cabelo e o dinheiro arrecadado com os cortes será revertido em novas ações da ONG Cabelegria.

No mesmo evento, serão doadas perucas para pessoas que apresentarem RG, CPF e laudo médico de doenças que causam perda de cabelo. Para casos oncológicos, é necessária a apresentação do comprovante de quimioterapia.

O evento faz parte da programação do Mês da Mulher, em que várias ações são realizadas, para incentivar, valorizar mulheres e também refletir sobre temas envolvendo saúde e bem-estar feminino. Um deles é a questão do câncer e como no pais todo há uma incidência maior de diagnóstico de câncer em mulheres, sendo a queda de cabelo um dos efeitos colaterais da quimioterapia, aplicada no tratamento do câncer.

Além disso, a menstruação, que é um processo natural e essencial para a saúde reprodutiva de pessoas com útero, torna-se um desafio significativo para quem vive em situação de vulnerabilidade social. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual adequados e a condições básicas de saneamento impacta negativamente a saúde física, mental e o bem-estar social dessa população, gerando diversos obstáculos e perpetuando desigualdades de gênero.

Tendo em vista esse contexto é que o evento foi planejado. No local, além da distribuição gratuita de para pessoas com câncer ou algum tipo de doença que cause queda de cabelo, também será feita arrecadação de absorventes para doação, em apoio a campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes.

Agenda

O Fundo Social já realizou diversas atividades especiais em alusão ao Mês da Mulher. Além de dois dias de beleza e bem-estar para servidoras da Prefeitura, ação esta executada em parceria com a empresa de cosméticos Mary Kay, também foi feito um dia de beleza com alunas dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo órgão, no Patteo Urupema Shopping, parceiro da realização.

O Fundo Social também promoveu uma sessão fotográfica gratuita para 11 mulheres, que tiveram ainda massagem, maquiagem e cabelo. Os registros estão sendo reunidos em uma exposição, que será aberta ao público no saguão da Prefeitura na última semana de março.