Comitiva argentina visita Mogi em busca de informações nas áreas de tecnologia e inovação

25 de agosto de 2022

O prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler receberam nesta quinta-feira (25/8), no gabinete, uma comitiva argentina organizada pela Fundação Universitária do Rio da Prata (FURP) e formada por sete prefeitos e empresários. Os gestores municipais argentinos, que são de partidos políticos variados, escolheram conhecer Mogi das Cruzes pelo foco da atual gestão em áreas como tecnologia e inovação. A reunião teve como objetivo buscar informações em tecnologia, segurança e eficiência energética. Além de Mogi, a comitiva argentina visitará mais duas cidades – Guarulhos e o Rio de Janeiro.

Estiveram no gabinete os prefeitos Ulpiano Leandro Suarez, de Mendoza; Martín Miguel Llaryora, de Córdoba; Fernanda Alonso, de General Pico; Raúl Caffaro, de Zárate; Nicolás Mendez, de San Miguel; Raul Jorge, de San Salvador de Jujuy; e Javier Gastón, de Chascomús. Também participaram da reunião a representante da Fundação Universitária do Rio da Prata (FURP), Tania Nieves; o diretor da Unidade de Estatísticas de Segurança Viária da Província de Buenos Aires, Pedro Scarpinelli; o professor da Faculdade de Direito na Universidade de Buenos Aires e gerente de Relações Institucionais do Grupo Telecom, Bernabé Arellano Ramón; e o jornalista e advogado Pedro Abiad.

Caio Cunha recebeu o grupo e apresentou um vídeo institucional sobre Mogi das Cruzes, ressaltando a localização privilegiada da cidade, além de sua produção agrícola, industrial, a força do comércio e do setor de serviços, entre outros pontos. O prefeito lembrou também que a atual gestão tem como foco as pessoas: “Nos últimos anos, Mogi das Cruzes cresceu, mas não se desenvolveu. Queremos uma cidade voltada para as pessoas, com participação popular efetiva. E estamos implantando a metodologia que utilizamos nos mandatos de vereador, ouvindo as pessoas e desenvolvendo projetos e ações que nascem das demandas dos cidadãos”, comentou.

Resultados práticos

O prefeito citou duas áreas específicas que refletem este tipo de atuação. São elas a regularização fundiária e o saneamento básico, duas prioridades que trazem benefícios diretamente aos moradores da cidade e que foram priorizadas neste um ano e meio de mandato. “A partir de agora, entraremos em uma fase com obras estruturantes, o Projeto Viva Mogi, que executará obras nas áreas de mobilidade, meio ambiente e saneamento básico, sempre com o objetivo de trazer reflexos positivos para o cotidiano dos cidadãos mogianos”, completou.

Os secretários municipais Gabriel Bastianelli (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Toriel Sardinha (Segurança), Cris Ayres (Mobilidade Urbana), André Saraiva (Verde e Meio Ambiente), Alessandro Silveira (Infraestrutura Urbana) e Leila Alcântara (adjunta de Infraestrutura Urbana) também estiveram na reunião e trocaram informações e experiências de gestão com os prefeitos argentinos. Foram abordados tópicos como inovação em atendimento ao cidadão, utilização de inteligência artificial e Big Data para soluções ao cidadão, segurança e inteligência fiscal, mobilidade sustentável e economia circular.

O prefeito de Mendoza, Ulpiano Leandro Suarez, ressaltou a importância da visita ao Brasil e em especial a Mogi das Cruzes. “É muito importante compartilhar experiências de gestão e temos conhecido ações de estrutura urbana, saúde, mobilidade e uma questão inovadora, que é a participação popular. Independentemente do tamanho das cidades, teremos sempre desafios semelhantes. Isso nos permite ganhar tempo e melhorar a qualidade na gestão das cidades”, observou.