Contrato para a construção do Corredor Nordeste é assinado

08 de setembro de 2022

O prefeito Caio Cunha assinou nesta quinta-feira (08/09) o contrato com a empresa que ficará responsável pela execução do sistema viário do Corredor Nordeste, que é parte do programa Viva Mogi, pelo eixo Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. Com isso, foi emitida a ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo da obra, que levará dinamismo ao trânsito da região de Cezar de Souza.

A empresa vencedora da concorrência pública é a construtora Kamilos Ltda. O contrato tem prazo total de 36 meses, incluindo a elaboração do projeto executivo, que deve ser finalizado em até 90 dias. O valor total do contrato é R$ 98.191.606,43.

“É a primeira obra do eixo Mobilidade do projeto Viva Mogi, portanto é uma etapa muito importante que estamos iniciando hoje. O Corredor Nordeste vai promover uma verdadeira transformação no trânsito da região de Cezar, amenizando gargalos e abrindo novas alternativas. Assim, é uma obra que vai beneficiar diretamente milhares de mogianos”, destacou o prefeito.

O Corredor Nordeste prevê a execução de mais um trecho do anel viário da cidade (Via Perimetral), que não está completo. A intervenção será no distrito de Cezar de Souza, fazendo a conexão entre a região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. Assim, será uma alternativa à já saturada Ricieiri José Marcatto e também abrirá uma nova possibilidade de deslocamento para a região leste da cidade.

O Corredor Nordeste também prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea no distrito de Cezar de Souza e deve abrir uma rota mais rápida para acessar a avenida Catarina Carrera Marcatto, melhorando a fluidez no tráfego de entrada e saída do distrito.

O Programa Viva Mogi é uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca da administração.

Demais obras

As obras estruturantes do Viva Mogi incluem intervenções nas áreas de saneamento ambiental, mobilidade urbana e sustentabilidade, com investimento total de R$ 350 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Como parte deste conjunto de obras, já estão em andamento os serviços para a construção do Parque Airton Nogueira, na avenida Antônio de Almeida, com investimento de R$ 10.826.671,34. O equipamento terá 139.478,04 m² e contará com campo de futebol, quadras de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, mini quadra de basquete, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, paisagismo, drenagem, reservatório de água, pista de caminhada e ciclovia. As obras estão em andamento e atualmente encontram-se na fase de terraplanagem.

Outro trabalho iniciado é a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, localizada ao lado do Parque Centenário. Com investimento de R$ 32.637.774,45, a obra permitirá que a estação aumente sua capacidade de tratamento, que passará para 460 litros de esgoto por segundo. O Consórcio ETE Leste Mogi, formado pelas empresas Azevedo e Travassos e Infracon Engenharia e Comércio, é o responsável pelos serviços, que têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2024.