“Estamos construindo o futuro de Mogi das Cruzes”, afirma Mara Bertaiolli sobre o Novo Sistema Viário
Gabinete




















A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta quinta-feira (31/7) o Novo Sistema Viário do município, que garantirá mais segurança, melhorias na mobilidade urbana e soluções para o trânsito nas imediações da rotatória da Praça Kazuo Kimura, conhecida como Praça do Habib's. O evento aconteceu no Theatro Vasques e teve a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice Téo Cusatis, do empresário Henrique Borenstein, do presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, além de secretários e vereadores, comerciantes, moradores da região e lideranças.
“Estamos trabalhando neste projeto desde o início do ano. Foram muitas reuniões com os nossos técnicos, sempre com o objetivo de proporcionar uma solução completa e de longo prazo, que equacione a questão do trânsito e garanta qualidade de vida à população mogiana. O Novo Sistema Viário, que apresentamos hoje, faz parte do programa Integra Mogi e contempla todas essas demandas, demonstrando que Mogi das Cruzes está retomando seu ritmo contínuo de crescimento, olhando para o futuro com o alicerce em sua história”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito, Téo Cusatis, destacou o trabalho conjunto realizado pelas várias secretarias municipais envolvidas, como Planejamento e Urbanismo, Mobilidade e Trânsito, Obras e Infraestrutura e Serviços Urbanos e Zeladoria. “Foi um trabalho conjunto, em que os secretários e servidores deram contribuições importantes e o resultado é um sistema viário capaz de solucionar a questão de trânsito naquela região por um período de 15 a 20 anos”, explicou.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, fez a apresentação do Novo Sistema Viário, ao lado do diretor da Tranzum Planejamento de Consultoria de Trânsito, Alexandre Zum. A Tranzum realizou os estudos e simulações de trânsito em embasam todo o projeto.
O diagnóstico atual mostra que o entorno da Praça Kazuo Kimura concentra atualmente um dos principais gargalos viários de Mogi das Cruzes. A praça recebe o fluxo de diversas vias importantes da cidade, como a Avenida Francisco Rodrigues Filho, Avenida Manoel Bezerra Lima Filho, Avenida Yoshiteru Onishi, além de pontos de grande movimento como o Terminal Rodoviário, a Estação Estudantes da CPTM e o principal shopping da cidade.
Além disso, em março deste ano, a Linha 11 - Coral, da CPTM, foi concedida à iniciativa privada e as obras prevêem a reforma das estações Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, incluindo a implantação de viadutos e a construção da estação de Cezar de Souza.
Construção da Via Parque 1
Diante deste cenário, a primeira ação do novo Sistema Viário é a construção da Via Parque 1, uma nova ligação entre a Avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida. Esta conexão vai desafogar o trânsito de quem sai de áreas movimentadas, como Cezar de Souza, e precisa acessar o Centro, outros bairros e a rodovia Mogi-Dutra com mais rapidez. No evento desta quinta-feira (31/7), a prefeita Mara Bertaiolli assinou a autorização para o início da licitação da obra.
O secretário João Francisco Chavedar resumiu a importância da nova via: “Os motoristas que vêm de Cezar de Souza poderão utilizar a Avenida Parque 1 para ter acesso a São Paulo, utilizando a avenida Antônio de Almeida, ou então para acessar outras regiões da cidade. Isso reduzirá de forma considerável o movimento de veículos na rotatória da Praça Kazuo Kimura”, explicou.
A segunda mudança acontecerá logo após a Via Parque 1, quando o fluxo será reorganizado para seguir pela Avenida Waldemar Costa Filho e, em seguida, pelas ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica (Adriano Alves da Silva) e Titto Muffato. Esta reorganização facilitará a circulação em dois sentidos importantes: para quem vai em direção a São Paulo e para quem retorna à região das universidades, da Estação Estudantes e do shopping.
Neste ponto o diretor da Tranzum, Alexandre Zum, apresentou projeções que mostram os diferentes fluxos de veículos no horário de pico. De acordo com ele, as simulações demonstraram que a reorganização do fluxo de trânsito será suficiente para equacionar a demanda, incluindo também a travessia de pedestres e o planejamento para o futuro. “A Avenida Cívica possui quatro pistas e está localizada em um ponto estratégico. Um trecho da via será utilizado nesta reorganização viária, proporcionando o acesso à futura ponte estaiada”, detalhou.
Ponte Estaiada
A terceira grande transformação é a construção da nova Ponte Estaiada, que vai ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à Avenida Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea e sobre a Avenida Francisco Rodrigues Filho. Com essa ligação, a antiga rotatória da Praça Kazuo Kimura — mais conhecida como rotatória do Habib’s — será reestruturada, com uma grande intervenção urbanística no local, que incluirá a construção de áreas de caminhada, quadra de basquete, espaços de descanso, lazer e caminhada.
A nova ponte estaiada terá 360 metros de extensão, com um único pilar de sustentação. Todo o fluxo será remanejado para essa nova estrutura, que vai garantir um trânsito muito mais rápido, seguro e contínuo, sem interferências na linha férrea. Integradas, as três grandes mudanças — a criação da Via Parque 1, a reorganização do fluxo viário e a construção da nova Ponte Estaiada — estabelecem um novo desenho para a mobilidade da cidade.
Duplicação da avenida Pedro Romero
Outra importante obra que está ligada ao Novo Sistema Viário e parte integrante do Programa Integra Mogi é a duplicação da avenida Pedro Romero, que acontecerá sem custos para o município e em parceria com a iniciativa privada, marcando a retomada as contrapartidas viárias por parte das empresas incorporadoras (clique aqui para ler mais).
Participaram do evento os vereadores Milton Lins, o Bigêmeos, Johnny Fernandes da Silveira, o Johnny da Inclusão, Mauro de Assis, o Maurinho do Despachante, Antônio José da Silva Neto, o Tonhão, Johnross Jones Lima, Rodrigo Romão, Vitor Emori, Eduardo Ota, Malu Fernandes e Felipe Lintz.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado