Governador visita Mogi das Cruzes e anuncia investimentos em mobilidade, habitação e saúde

Gabinete

24 de junho de 2022

O governador Rodrigo Garcia anunciou, na tarde desta sexta-feira (24/06), investimentos de R$ 113,4 milhões para Mogi das Cruzes, durante visita à cidade para acompanhar o Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo. Ao lado do prefeito Caio Cunha, ele assinou convênios que preveem obras nas áreas de mobilidade urbana e habitação, além de informar que o Governo do Estado liberará recursos para equipar a Maternidade Municipal, construída pela Prefeitura no distrito de Braz Cubas.

Entre os anúncios feito pelo governador, destaca-se a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a liberação de R$ 50 milhões para serviços de recapeamento e pavimentação na cidade. Também foram liberados R$ 11,4 milhões para a construção de 64 novas unidades habitacionais da CDHU no Conjunto Jefferson e R$ 12,8 milhões para a reforma de 750 moradias na Vila Nova Estação, Jundiapeba e Vila Nova União.

“A cada visita, estamos tendo a oportunidade de celebrar as parcerias, de mostrar que o Governo do Estado está ao lado de Mogi das Cruzes realizando muitas ações”, destacou Rodrigo Garcia.

O governador também anunciou a liberação de R$ 9 milhões para que a nova Maternidade Municipal, no distrito de Braz Cubas, seja equipada. As obras de construção do prédio foram concluídas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, com investimento de R$ 37 milhões.

“Sei do sonho da cidade em relação à maternidade. Quero fazer o anúncio que o Governo do Estado vai transferir para a Prefeitura de Mogi das Cruzes R$ 9 milhões, na  semana que vem, para que os equipamentos sejam comprados e, até o final do ano, a gente possa ver este sonho da cidade transformado em realidade”, disse Rodrigo Garcia.

Ele também anunciou que a rodovia Ayrton Senna ganhará 11 quilômetros de faixa adicional entre os kms 45 e 56, com investimento de 30,2 milhões.

O prefeito Caio Cunha agradeceu ao governador pelos investimentos e destacou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para iniciativas que beneficiam Mogi das Cruzes. Ele lembrou que, recentemente, também já haviam sido anunciados benefícios para o município como a abertura do Bom Prato e a recuperação da estrada da Volta Fria.

“Hoje, é mais um dia histórico para nossa cidade. Em três meses, é a terceira vez que o governador vem a Mogi das Cruzes anunciar obras, convênios e recursos para a nossa cidade. Muito obrigado, governador, por esta parceria com a cidade”, disse Caio Cunha, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

Também participaram do evento, os deputados federais Renata Abreu e Marco Bertaiolli, os deputados estaduais Marcos Damásio e Rodrigo Gambale, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, a secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, e vereadores.

Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo

Em sua visita a Mogi das Cruzes, o governador Rodrigo Garcia também acompanhou a realização do Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo, com diversos serviços à população, no Largo do Rosário.

“É um esforço a mais que o Governo do Estado faz com a Prefeitura e os empreendedores para aproximar quem está procurando emprego das empresas que estão precisando dessas pessoas. E também temos a presença de programas que apoiam o empreendedorismo”, disse.

Durante o mutirão, o programa Mogi Conecta Emprego disponibilizou vagas exclusivas para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Os participantes também receberam orientações para elaboração de currículos, puderam fazer o cadastro no sistema do Mogi Conecta, tiveram informações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

Os participantes puderam acessar os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e da rede de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.

O Banco do Povo atendeu aos empreendedores que buscam recursos para seus negócios e o Sebrae disponibilizou atendimento sobre suas ações de apoio ao empreendedorismo. O Polo Digital também esteve presente com orientações sobre inovação e serviços oferecidos.

Os participantes também puderam visitar estandes e conhecer serviços como o  Programa Trabalho em Equipe, os Serviços Digitais do Poupatempo, Vale Gás e SP Acolhe, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e o Programa Meu Emprego, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Mutirão do Emprego e Empreendedorismo também teve ações de atendimento social. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a gripe, enquanto o Governo do Estado disponibilizou a Carreta da Beleza.