Governador vistoria as obras de recuperação da rodovia Mogi-Bertioga

01 de março de 2023

O governador Tarcísio de Freitas visitou, no início da tarde desta quarta-feira (01/03), as obras de recuperação da rodovia Mogi-Bertioga. A via está interditada desde  o dia 19 de fevereiro devido à erosão no quilômetro 82, causada pelas fortes chuvas registradas durante o último Carnaval. Durante a vistoria, o governador anunciou a previsão de antecipação da liberação parcial da via. Esta foi a primeira visita do governador à Mogi das Cruzes.

“Estimo que no final do mês de março a gente já pode estar liberando a rodovia, ao menos parcialmente. Já foi feito o trabalho de recuperação da drenagem. A gente ainda tem uma estrutura de contenção para ser feita. Estamos na parte de base, está sendo aplicado aí o rachão. A gente está usando bastante pedra, um volume de 3 mil metros cúbicos aqui”, explicou Tarcísio de Freitas.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Gabriel Bastianelli, e o secretário municipal de Governo, Maurício Juvenal, acompanharam a vistoria, que também teve a participação da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além dos vereadores Marcos Furlan (presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes), José Luiz Furtado, Juliano Botelho, Mauro de Assis Margarido e Otto Rezende, assim como do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira.

As obras no quilômetro 82 foram iniciadas no dia 21 de fevereiro e têm investimento de R$ 9,4 milhões. No local, estão sendo feitos serviços de reconstrução da pista, implantação de um novo sistema de drenagem e de novo muro de arrimo, além de outras estruturas para prevenção de problemas causados por fortes chuvas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses, com previsão de liberação parcial da rodovia em cerca de dois meses.

O prefeito Caio Cunha vem acompanhando de perto as obras da rodovia Mogi-Bertioga junto ao Governo do Estado e tem cobrado celeridade nas obras e uma solução para os problemas causados pelas chuvas na via.

“A rodovia Mogi-Bertioga é a principal ligação entre Mogi das Cruzes e a região do Alto Tietê com o litoral. Por ela, além dos turistas aos finais de semana e feriados, passam diariamente trabalhadores e estudantes. Além disso, é uma rota para o escoamento da produção de nossa cidade. A visita do governador Tarcísio de Freitas para acompanhar o trabalho que vem sendo feito pelo DER é bastante positiva e mostra a importância desta recuperação”, afirmou Caio Cunha.

Durante o período de interdição completa da rodovia Mogi-Bertioga, a ligação entre Mogi das Cruzes e a Baixada Santista deve ser feita pelo Sistema Anchieta/Imigrantes. Já para a viagem entre a cidade e o Litoral Norte, a principal opção é a rodovia dos Tamoios.

Após vistoriar a rodovia Mogi-Bertioga, o governador seguiu para o Litoral Norte, para acompanhar as intervenções que estão sendo feitas para a recuperação da região e o atendimento à população afetada pela tragédia causada pelas chuvas do último dia 18 de fevereiro.