Mara Bertaiolli anuncia a secretária da Mulher de Mogi das Cruzes
Gabinete
Nomeação aconteceu após aprovação do projeto de reestruturação administrativa na Câmara Municipal; Ação cria também a Secretaria da Longevidade




A prefeita Mara Bertaiolli anunciou a educadora Livia Bolina para comandar a Secretaria Municipal da Mulher em Mogi das Cruzes. A pasta é inédita e visa garantir os direitos das mulheres em todas as esferas, a exemplo do social, educação, saúde, empreendedorismo e segurança. O anúncio aconteceu após a aprovação do projeto de reestruturação administrativa, de autoria da gestão municipal. A proposta foi aprovada por unanimidade de votos na última sessão da Câmara Municipal.
“É um dia histórico para a nossa cidade. A Secretaria da Mulher foi criada e será conduzida por uma grande educadora, empreendedora, mogiana e engajada das causas femininas, a Livia Bolina. Começamos hoje uma nova fase de trabalho pela mulher mogiana”, declarou a prefeita.
Livia Bolina é empresária, com 33 anos de experiência na área da educação. Possui ampla trajetória em gestão escolar, formação de professores e desenvolvimento pedagógico. Graduada em Pedagogia e História, complementou sua formação com especializações em Psicopedagogia e MBA em Gestão Escolar. Sua atuação é marcada pela liderança de projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino, formação integral dos estudantes e fortalecimento da gestão escolar.
“É uma honra integrar essa gestão, conduzida por uma mulher forte. Juntas, tenho certeza, vamos garantir ações que promovam e dignifiquem a mulher nas diferentes áreas. E mais do que isso, vamos trabalhar para garantir respeito, dignidade e acolhimento a cada uma das mogianas”, declarou a secretária.
Trabalho
Uma das primeiras ações da Secretaria da Mulher será a assinatura do Pacto “Ninguém se Cala”, em parceria como Ministério Público Estadual. A cidade será pioneira entre os municípios do Estado de São Paulo na adesão, atuando diretamente no enfrentamento da violência contra a mulher.
A partir da adesão ao pacto, um protocolo de ações preventivas para o enfrentamento da cultura do estupro, da violência e do assédio será adotado na cidade. As iniciativas são baseadas na sensibilização, orientação e no engajamento do público. Serão adotadas e deverão respeitar a diversidade, a interseccionalidade e as particularidades e vulnerabilidades das vítimas.
Todas as ações do Pacto Ninguém se Cala estão alinhadas com a Lei Federal 14.786, de 28 de dezembro de 2023 que criou o Protocolo “Não é Não”, estabelecendo medidas de promoção da proteção das mulheres e prevenção e enfrentamento do constrangimento e da violência contra elas, no ambiente de casas noturnas e de boates, em espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows, com venda de bebida alcoólica, As medidas também são aplicáveis às organizações que se sujeitam à Lei Geral do Esporte.

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado